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A BYD iniciou as pré-vendas na China do SEAL 05 DM-i, uma berlina híbrida plug-in que utiliza um sistema PHEV de quinta geração.

O novo modelo é uma atualização do Destroyer 05 e está disponível em três versões com preços que variam entre 89.800 e 109.800 yuan (entre os 11.850 e 14.500 euros).

Em termos de dimensões, este veículo tem 4.780 mm de comprimento, 1.837 mm de largura, 1.515 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.718 mm, ou seja, 20 mm menos do que o SEAL elétrico.

O modelo é alimentado por um motor de combustão de 1,5 litros com uma potência de 101 CV, combinado com um motor elétrico de 163 CV.

A tecnologia DM-i de quinta geração utiliza a bateria Blade, disponível em duas capacidades: 7,68 e 15,9 kWh. Estas baterias permitem uma autonomia eléctrica de 43 km e 90 km, respetivamente, de acordo com o ciclo WLTC.

O consumo combinado em modo híbrido varia entre 3,9 e 3,98 l/100 km. Um dos destaques é o facto de a autonomia total combinada poder exceder os 2.000 km com o depósito cheio e a bateria totalmente carregada.

O interior do SEAL 05 DM-i afasta-se ligeiramente do estilo encontrado no Destroyer 05 e faz lembrar o que já vimos no SEAL “europeu”. Mais especificamente, inclui um painel de instrumentos digital, um ecrã tátil central e comandos físicos na consola central.

O modelo está disponível com jantes de 16 ou 17 polegadas e o peso varia entre 1.480 kg para a versão básica e 1.580 kg para as versões mais completas. Em Espanha, este automóvel beneficiará da etiqueta 0 da DGT quando ultrapassar os 40 km de autonomia sem emissões.

Não sabemos se este carro chegará à Europa ou se a tecnologia híbrida plug-in será integrada no SEAT que é vendido no Velho Continente, como aconteceu com o SUV SEAL U. Pensamos que seria uma jogada sensata para a BYD expandir a sua gama PHEV face às vendas mornas de modelos 100% elétricos.

Ricardo Carvalho

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