fbpx




O Toyota bZ4X continua a ser o único Toyota elétrico sob a designação bZ na Europa. Para os seus futuros modelos elétricos, os japoneses estão a optar por nomes que são mais fáceis de pronunciar e memorizar.

Antes de a Toyota lançar a versão de produção do bZ4X, introduziu um rótulo para os futuros modelos elétricos: bZ. A aventura do bZ começou com o bZ4X Concept, um modelo de estudo que estava pronto para o mercado um ano mais tarde como bZ4X.

O que parece que a Toyota não terá estudado foi a própria fonética do nome. Parece que é difícil de entender e pronunciar em algumas línguas.

No Velho Continente, o bZ4X é o único bZ da Toyota e parece que vai continuar a ser. Em declarações à Autocar inglesa, Andrea Carlucci, diretor de marketing e desenvolvimento de produto da Toyota Motor Europe, diz que foi enviado um sinal claro da Europa: acabem com a designação bZ por aqui. “Esse sinal foi definitivamente captado pelo Japão”, diz Carlucci.

Isto explica diretamente porque é que o novo crossover elétrico compacto da Toyota se chama “Urban Cruiser” e não “bZ2X”. De acordo com Carlucci, a Toyota tentou tornar a sua gama de veículos elétricos mais simples com a etiqueta bZ.

Nos modelos bZ, o número representa o posicionamento na gama. O sufixo X indica um crossover ou um SUV. Há outros bZ à venda, mas não na Europa.

De facto, desde 2023, a Toyota vende o bZ3, um sedan elétrico do tamanho do Corolla, na China.

Além disso, desde o ano passado, os consumidores chineses também podem encomendar este bZ3C e este bZ3X. Este bZ3C deve chegar à Europa, mas com um nome de modelo diferente e uma mão-cheia de alterações técnicas.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade