Não se vende por cá mas quem não conhece um dos desportivos mais puros do mercado? Está de regresso numa edição limitada a 500 unidades.
Está equipado com um motor boxer sobrealimentado e uma caixa de velocidades automática CVT. A transição da indústria automóvel para os automóveis elétricos levou muitos construtores a abandonar o desenvolvimento e a comercialização de veículos de alto desempenho com motores de combustão interna.
Um dos nomes que perdemos no mercado nacional de automóveis novos foi o Subaru WRX STI. A berlina desportiva, tal como o Mitsubishi Lancer Evolution, deixou de ser comercializada no mercado europeu, apesar de os apaixonados por gasolina apreciarem a existência deste tipo de veículos.
Em mercados como o Japão e a América do Norte, a situação é bastante diferente do Velho Continente, onde existem menos restrições ambientais, o que significa que marcas como a Subaru podem vender o WRX STI mesmo com edições especiais como a S210, da qual apenas serão produzidas 500 unidades.
Herdeiro do anterior WRX STI S209 2019 de 345 CV, o novo S210 continua a ser um dos carros mais especiais da STI, que apresenta uma série de ajustes destinados a melhorar o seu comportamento dinâmico. Trata-se de um kit aerodinâmico que, para além de lhe dar um aspeto muito mais desportivo, também ajuda a melhorar a força descendente do WRX STI.
O kit é composto por um novo separador dianteiro, saias laterais específicas e um difusor traseiro. A estes juntam-se um spoiler traseiro em fibra de carbono e jantes BBS de 19 polegadas com pneus Michelin 255/35 R19. Os emblemas específicos da edição limitada S210 completam o visual.
Quanto ao interior do novo Subaru WRX STI S210, existem algumas novidades específicas. Uma delas, e talvez a mais notável de todas, são as bacquets Recaro em fibra de carbono, que incluem estofos em pele Nappa e são ajustáveis em oito posições.
Outros detalhes no cockpit incluem uma placa numerada da edição especial, cintos de segurança vermelhos e um volante desportivo, bem como todas as outras caraterísticas encontradas nas versões de série do WRX STI.
Em termos mecânicos, a nova edição especial S210 do Subaru WRX STI possui um motor boxer de 2,4 litros e quatro cilindros com turbocompressor que desenvolve 300 CV e 375 Nm de binário. O bloco recebeu um novo sistema de admissão, um novo escape e ajustamentos na unidade de potência, entre outras modificações, para obter estes valores de desempenho.
O que mais chama a atenção nesta edição limitada é o facto de a marca japonesa ter optado por aquilo a que chama Subaru Performance Transmission, que não é mais do que uma transmissão CVT melhorada que permite “ajustar as caraterísticas das relações para corresponder à potência do motor e à força motriz”. Toda a potência é enviada, através desta CVT, para o familiar sistema de tração integral da Subaru.
Por fim, os engenheiros da Subaru recorreram a especialistas como a ZF, que se encarregou de ajustar as configurações dos amortecedores, molas e barras estabilizadoras. Existe também um sistema de travagem Brembo, com discos perfurados e ventilados em ambos os eixos.
O Subaru WRX STI S210 será produzido apenas em 500 unidades, como referido no início deste artigo. De momento, a marca nipónica não revelou em que mercados pretende comercializar este produto, embora não esteja excluída a hipótese de ser vendido integralmente no Japão. O preço de venda de cada unidade também não foi divulgado até ao momento.