fbpx




A Honda foi ao CES de Las Vegas mostrar dois novos modelos elétricos de design arrojado, contudo estão muito próximos da versão final. A berlina, por exemplo, muito imponente, faz lembrar um Lamborghini pelo aspeto.

Gallardo à frente, Espada e/ou Murcielago neste perfil maciço com uma secção traseira elevada. Dito isto, o perfil também faz lembrar o Honda Insight (híbrido), que desapareceu há alguns anos… e que era muito menos carismático…

Quando questionado sobre o tema, o chefe de design Toshinobu Minami afirmou: “Pode ver o que quiser nele, mas em qualquer caso, o nosso objetivo era fazer uma declaração de intenções. Para existir no mundo dos automóveis elétricos, a excentricidade é uma qualidade”.

O modelo deverá competir com o Tesla S, o Mercedes-Benz EQE/EQS ou, porque não, o Lotus Emeya. Escusado será dizer que tem como principal mercado os EUA, onde será montado. Mas também estará disponível na Europa. À primeira vista, tem uns bons 5 m de comprimento. A Honda está a estudar a possibilidade de o equipar com direção nas rodas traseiras…

Ainda não há informações técnicas, a não ser que será uma arquitetura de 400V com uma bateria de ±70 kWh que garante uma autonomia WLTP de cerca de 400 km. A tecnologia está em todo o lado, com condução autónoma de nível 4 e um sistema de infoentretenimento de nova geração: Asimo OS (sim, como o robô da Honda). O painel de instrumentos é uma espécie de ecrã panorâmico tão vasto como um Mercedes Hyperscreen.

O 0 Saloon deverá chegar aos stands da marca em 2026 e terá um nome diferente e mais autêntico. Tal como no caso do Prelude, a Honda poderá inventar um nome histórico.

O 0 Serie não foi a maior surpresa no stand do salão americano. Em frente estava o Honda 0 SUV, que alguns já apelidam de CR-V elétrico. A mesma arquitetura, o mesmo nível de desempenho, mas um visual inovador de SUV tecno-moderno. A traseira também é surpreendentemente vertical. A assinatura visual é altamente original.

A bagageira abre-se, levando consigo parte do tejadilho (uma reminiscência do Accord Aerodeck). O veículo é espaçoso, tanto no interior como no exterior. O painel de instrumentos é semelhante ao do 0 Saloon, com os espelhos retrovisores nas extremidades, como no pequeno Honda E (que já não é produzido).

Tal como para a Berlina 0, não conhecemos as suas dimensões nem a tecnologia, mas estas serão partilhadas entre os dois veículos. Tudo o que sabemos é que também ele será baseado na nova plataforma dedicada a veículos 100% elétricos. Este SUV Honda O enfrenta o Renault Scénic E-Tech Electric, o Ford Explorer EV, o Peugeot E-3008 e o Volkswagen ID.4.

E, tal como a berlina, este SUV promete chegar aos concessionários da marca em 2026! Quanto ao preço, a Honda está a ser vaga. Não será mais caro do que os outros.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade