O reestilizado Enyaq, que tem sido revelado aos poucos nas últimas semanas, é agora oficialmente apresentado na sua forma mais simples. Como era de esperar, há bastantes novidades.
Para a sua primeira incursão no mundo dos automóveis elétricos, a Skoda saiu-se bastante bem. Em comparação com outros concorrentes (Nissan Ariya, Toyota bZ4X ou Volkswagen ID.4), está a sair-se melhor, mesmo muito melhor. Para subir mais um degrau na hierarquia, beneficia agora de um facelift bastante extenso. O Enyaq Coupé, lançado um ano mais tarde (em 2021), também é afetado. Eis as novidades para 2025.
O fabricante checo também não mudou tudo neste Enyaq, mas o suficiente para torná-lo percetível. De facto, a maioria das alterações concentra-se na parte dianteira do veículo. Esta é largamente inspirada na do Elroq, o recém-chegado à gama elétrica.
O Enyaq e o Enyaq Coupé apresentam um design de dois andares. A iluminação principal em LED, ou matricial em opção, foi aperfeiçoada, e existem dois faróis suplementares de cada lado do para-choques dianteiro redesenhado.
A grelha do radiador, agora iluminada, foi achatada. Também novo, o logótipo Skoda desapareceu do capô. No seu lugar está o nome da marca.
Não há alterações no perfil ou na traseira. As únicas alterações são um novo par de jantes e uma nova cor verde. Embora a distância entre eixos não tenha sofrido qualquer alteração (os passageiros não terão de se queixar, pois há espaço de sobra), as alterações tornaram o veículo um centímetro mais comprido, com um novo comprimento de 4,66 metros.
Acima de tudo, a Skoda organizou a gama. De facto, as 60 versões equipadas com a pequena bateria de 58 kWh só estavam disponíveis em stock e não continuarão a ser comercializadas. Resta apenas o modelo 85, com a sua bateria inalterada de 77 kWh e uma única potência de 286 CV. De facto, tudo o que tem de fazer é escolher entre tração traseira (85) e tração integral (85x).
Graças a uma melhor aerodinâmica (o Cx passa de 0,264 para 0,245 no Enyaq “normal” e de 0,234 para 0,225 no coupé), a Skoda promete até 590 km de autonomia. É bom, mas não é uma diferença notável em relação ao modelo anterior, que podia atingir 588 km na versão 85 Coupé.
Quanto à potência de carregamento, esta é estacionária. 135 kW para o modelo 85 e 175 kW para o Enyaq 85x. É o suficiente para recuperar entre 10% e 80% da energia em menos de 30 minutos. Em corrente alternada, terá de se contentar com 11 kW.
Tanto o Enyaq como o Enyaq Coupé não perderam nada da sua capacidade familiar nem do seu carácter prático, com um volume de bagageira estático (585 litros para o primeiro e 570 para o segundo) e uma série de funcionalidades úteis (guarda-chuva para o condutor, raspador de gelo, etc.).