A Mazda pode estar a sair-se bem sem um veículo elétrico dedicado, mas o fabricante japonês está agora a intensificar os seus esforços de eletrificação em grande escala.
A Mazda anunciou planos para construir uma nova unidade de produção no Japão, centrada exclusivamente na produção de baterias para veículos eléctricos, que alimentarão o seu primeiro modelo em plataforma dedicada a elétricos.
Esta iniciativa representa um grande passo em frente na sua estratégia de eletrificação, com a fábrica a fornecer módulos de bateria para o primeiro veículo elétrico de sempre da empresa, concebido numa plataforma dedicada a veículos elétricos.
As instalações situar-se-ão na cidade de Iwakuni, na província japonesa de Yamaguchi, e terão a Panasonic Energy como principal fornecedor dos seus módulos de bateria cilíndricos. Uma vez operacional, espera-se que a fábrica produza baterias suficientes para atingir uma capacidade de produção anual de 10 GWh
As baterias cilíndricas serão utilizadas num novo modelo baseado na primeira arquitetura dedicada a veículos elétricos da Mazda.
A empresa não definiu uma data para a estreia do veículo elétrico e não revelou quaisquer detalhes técnicos. Comentários anteriores do CEO, Masahiro Moro, sugerem que o desenvolvimento interno da arquitetura para veículos eléctricos estará concluído até 2027.
A Mazda promete que esta nova base irá proporcionar veículos eléctricos com “design avançado, conveniência superior e gamas de condução alargadas”.
Entretanto, a Mazda não está completamente inativa no espaço dos VE. A montadora já oferece modelos totalmente elétricos, incluindo o crossover Mazda MX-30, que foi lançado pela primeira vez em 2019 (embora tenha sido descontinuado na América do Norte desde então).
Construído em uma versão modificada da plataforma SkyActiv – originalmente projetada para modelos movidos a combustão – o MX-30 representa os passos iniciais da Mazda na eletrificação.