fbpx




As vendas anuais de veículos eléctricos na Noruega continuam a acelerar e, mais uma vez, o país quebrou o seu próprio recorde de adopção da tecnologia de baterias em automóveis. Em 2024, 88,9% dos carros vendidos na Noruega eram totalmente elétricos, contra 82,4% em 2023.

Mas ainda há feudos intocados. De acordo com Ulf Tore Hekneby, responsável da Harald A Moeller, o maior importador de automóveis da Noruega, “os principais compradores de carros ICE (motor de combustão interna) na Noruega são as rent-a-cars, porque muitos turistas não estão familiarizados com os EV”, cita a agência Reuters

Assim, a maior parte dos carros a gasolina no país servem os estrangeiros provenientes de países onde os elétricos ainda não estão em maioria no mercado.

Curiosamente, no lado de lá do Atlântico, verifica-se um fenómeno contrário. Há rent-a-cars a desfazerem-se das suas frotas de elétricos. Nos Estados Unidos, a Hertz está a vender 1/3 da sua frota elétrica, a maior parte modelos da marca Tesla, substituindo-os por veículos movidos a gasolina. Os motivos: baixa procura e os custos de reparação “mais altos do que o que era esperado”.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade