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A BMW teve na calha o lançamento do herdeiro espiritual do icónico M1, em 2022. Mas sabe-se agora que a marca mandou cancelar o projeto quando estava 95% do trabalho feito. Para quê? Para privilegiar… o XM.

Assim, em vez do desportivo que deveria contar com sistema híbrido plug-in a debitar cerca de 560 CV de potência, tomando o lugar do i8 na gama, mas remetendo para o bem mais radical M1, a BMW decidiu lançar no seu lugar um SUV, o primeiro criado pela M, com as medidas avantajadas de 5,110 metros de comprimento, 2,005 m de largura e 1,755 m de altura e uma distância entre eixos de 3,105 m.

BMW XM Label RED

 

Potência não falta, com a escolha de motorização a recair no 4.4 V8 biturbo de 489 CV, assistido pela unidade elétrica de 197 CV, para um rendimento máximo combinado de 653 CV e 800 Nm de binário. E ainda com uma versão Label Red que, com 748 CV, seria “tão-só” o mais potente modelo da BMW alguma vez produzido em série!

Mas, sem supresa, muito longe da aura desportiva que transportava o concept i16, como era denominado o projeto que esteve muito perto de acontecer.

“O i16 tinha todo o estilo de um futuro clássico, mas ainda havia toques inovadores que incorporavam o design do M1. Em menos de 12 meses o carro estava pronto – por dentro e por fora. A chave foi usar a estrutura composta do BMW i8. Se olhar de perto, encontra algumas pistas!”.

Porém, “o mundo mudou. E assim, infelizmente, o trabalho teve que ser interrompido”, comentou o designer do projeto, acrescentado: “como designers, estamos familiarizados com as muitas reviravoltas destes projetos.”

Nós, como apaixonados por carros, é que nem sempre as conseguimos entender, certo?

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