fbpx




Nos últimos anos, o evento Art Basel em Miami tornou-se cada vez mais importante no calendário automóvel, proporcionando às marcas de topo a oportunidade de mostrar as suas últimas criações aos poucos ricos que as podem pagar.

Como o nome do evento sugere, há muitas peças de arte em exposição, e esta criação especial inspirada no Pagani Zonda pode ter sido a melhor peça do evento deste ano.

Esta criação notável é o trabalho do artista uruguaio Joaquin Arbiza e é uma réplica à escala real de um Pagani Zonda F feito inteiramente de pesos uruguaios. Encomendada pelo colecionador de automóveis Jorge Gomez, demorou três anos a ser criada, mais do que a Pagani demora a construir um dos seus adorados hipercarros com motor V12.

Cada peça de um Zonda real foi replicada e formada a partir das moedas de ouro, soldadas entre si. No total, existem mais de 100.000 moedas e meio milhão de pontos de soldadura. Várias das moedas da frente foram pintadas de preto e dispostas de forma a criar um retrato de Lionel Messi. Evidentemente, o artista e o proprietário desta peça única especial são grandes fãs do lendário futebolista argentino.

Muitas das moedas tiveram de ser dobradas para imitar algumas das curvas e elementos de design do Zonda. A atenção ao pormenor é incrível e até as jantes e os pneus são formados a partir das moedas. A criação única pesa cerca de 1.250 kg, o mesmo que um Zonda real.

Obviamente, falta a verdadeira joia de um Zonda normal: o seu V12 de 7,3 litros de aspiração natural. Há muitos Paganis intocados em garagens de todo o mundo, apodrecendo lentamente. Como este não tem motor, pode ser utilizado como peça de exposição sem desperdiçar o grupo motopropulsor.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade