fbpx




A CUPRA anunciou que está a trabalhar numa série de veículos de próxima geração que serão bastante diferentes dos que produz atualmente. Se os planos atuais se concretizarem, o primeiro destes novos modelos será apresentado ao mundo já no próximo ano.

De acordo com o diretor executivo da SEAT e da CUPRA, Wayne Griffiths, as atuais exigências do mercado explicam o atual enfoque da marca nos SUV e nos crossovers.

Graças às suas formas agressivas e linhas nítidas, os modelos da marca espanhola já se destacam da maioria da concorrência e Griffiths está determinado em continuar a fabricar veículos que sejam “emocionais” e “diferenciados” dos produtos VW com os quais partilha as suas plataformas.

Um projeto excitante que Griffiths tem é uma “espécie de buggy de estilo todo-o-terreno”. De acordo com o chefe da CUPRA, este modelo seria totalmente elétrico e poderia funcionar tanto como todo-o-terreno, como um citadino.

Dark Rebel só para design

Uma versão para estrada do impressionante concept Dark Rebel também não é uma prioridade para a marca. De acordo com Griffiths, a CUPRA tem de “ter muito cuidado para que cada investimento que fazemos tenha um retorno, porque sem o retorno não o podemos fazer”.

Embora só tenham passado seis anos desde que a SEAT lançou a CUPRA como marca autónoma, esta tem tido bastante sucesso. Durante os primeiros nove meses deste ano, entregou 179 100 veículos a nível global, um aumento de 5,3% em comparação com janeiro-setembro de 2023. Desde o seu lançamento, já entregou mais de 750 000 veículos.

A CUPRA também está a preparar-se para ser lançada nos Estados Unidos. Embora isso não aconteça até o final da década, provavelmente chegará localmente com pelo menos dois crossovers elétricos, embora Griffiths tenha notado que a marca ainda está a avaliar os melhores modelos para vender por lá.

Segundo ele, a CUPRA não pode simplesmente pegar em carros europeus e tentar vendê-los nos EUA. Em vez disso, “é preciso ter a certeza de que os carros também vão ser bem aceites nos EUA”.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade