fbpx




Modelos como o i5 M60 e o i7 M70 não são carros M propriamente ditos. Estão um nível abaixo, pois fazem parte da gama M Performance. Assim sendo, teremos de esperar até ao final desta década por um modelo M elétrico completo.

No entanto, o desenvolvimento começou há alguns anos com protótipos baseados no i4 M50, o carro mais vendido da BMW M em 2022 e 2023.
Um vídeo surpreendente mostra os bastidores do desenvolvimento e dos testes dos protótipos M elétricos. Cerca de dois minutos e meio depois do início do vídeo, o chefe de desenvolvimento geral de veículos da BMW M partilha uma informação interessante. De acordo com Carsten Wolf, todos os carros elétricos M terão quatro motores no futuro. O mesmo responsável elogia a configuração de quatro motores dizendo que proporcionará “desempenho, qualidade e caraterísticas sem precedentes que nem sequer se podem imaginar atualmente”.

O protótipo apresentado no vídeo é mais do que apenas um i4 M50 com um revestimento colorido e a impressionante grelha de rim do M3. Para além de ter quatro motores elétricos, também possui travões de carbono-cerâmica, uma carroçaria reforçada para maior rigidez e novas subestruturas em ambos os eixos. É claro que existem provavelmente muitas outras alterações por baixo da pele familiar, mas estas são as únicas de que a BMW fala.

Apreciamos particularmente a forma como a BMW se mantém honesta, admitindo que os testes nem sempre correm como planeado. Na marca dos 5:50, um X7 encosta-se ao i4 M50 para fazer arrancar o EV que não anda. De acordo com Wolf, os engenheiros tinham mudado o compressor de ar condicionado para resolver um problema não revelado, mas isso não resultou. O passo seguinte foi trocar os motores dianteiros e colocar o carro de volta na pista de testes.

Aparentemente, a BMW estava a correr para ter o protótipo pronto para que os responsáveis da administração conduzissem o i4 M50 com quatro motores. Descobriremos o que disseram num vídeo posterior, mas é provável que estejam satisfeitos com o resultado, considerando que o chefe da M, Frank van Meel, já confirmou um sedan elétrico do tipo M3. Isto diz-nos que a equipa executiva aprovou um modelo de produção, que poderá chegar em 2027 ou 2028.

Mas o M3 de seis cilindros em linha não vai ser descontinuado. Está também previsto um sedan desportivo da próxima geração com um motor a gasolina. Segundo consta, tem o nome de código “G84” e diz-se que entrará em produção em meados de 2028, possivelmente apenas com uma transmissão automática e tração integral.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade