O mundo do campismo está na moda. E há todo o tipo de fórmulas e, sobretudo, para todos os orçamentos. Das luxuosas autocaravanas às modestas caravanas convertidas, qualquer opção é válida se quiser relaxar no meio da natureza durante alguns dias.
Neste caos, mostramos-lhe a proposta de um construtor sul-africano, chamado Alublack, que tem um catálogo surpreendente de produtos para transformar uma pick-up numa caravana 4×4 capaz de enfrentar qualquer situação ou cenário. E o melhor é que os seus módulos podem ser adaptados a diferentes modelos de Toyota ou Jeep, por exemplo.
O que é que os módulos Alublack oferecem? Bem, tudo o que é necessário para “sobreviver” alguns dias longe de qualquer contacto com a humanidade. Em cima da caixa de carga da pick-up, é instalada uma caixa com estrutura metálica que, consoante o modelo, pode albergar desde a cozinha até um módulo de energia autónomo, alimentado pelos painéis solares instalados no telhado da tenda rooftop. Se o cliente preferir, este módulo pode também ser deixado em plano aberto para transporte de material ou ser convertido numa cama adicional.
E se precisar de mais espaço, todo o módulo pode ser instalado num reboque todo-o-terreno, em linha com a pick-up. Se for daqueles que precisam de levar um veículo extra para “explorar” os arredores da área de campismo (uma mota, por exemplo), não se preocupe, porque a Alublack também lhe permite levar esse veículo num reboque especial.
Como pode ver nas imagens, os modelos Alublack têm um toldo dobrável que protege do sol ou da chuva, ocupa pouco espaço, dobra-se e arruma-se rapidamente. O mesmo acontece com a tenda de tejadilho, com uma cobertura rígida, instalada no topo. É montada tão rapidamente como é dobrada para continuar o percurso.
Assim, se possui uma Toyota Hilux ou Land Cruiser Série 70, um Jeep Gladiator, uma Ford Ranger ou uma Isuzu D-Max, de cabina simples ou dupla, a Alublack tem algo interessante para si. Cada conjunto troca a caixa original da pick-up pelo tabuleiro Alublack, montado no chassis do veículo através de acessórios em aço galvanizado com amortecimento de vibrações integrado.
No módulo principal, podemos encontrar (consoante a versão escolhida) um frigorífico/congelador Engel extraível, um sistema de baterias de lítio de 205 Ah, um inversor elétrico, um aquecedor e bomba de água e um compressor de ar, bem como um fogão a gás deslizante de dois bicos, gavetas, uma despensa deslizante com bancadas extensíveis e um forno com fritadeira.
Além disso, em vez de um lava-loiça rígido em aço inoxidável, a Alublack instala um par de bacias rebatíveis na traseira, junto ao suporte do depósito de gás, logo abaixo de uma saída de água quente. As taças podem ser desmontadas e dobradas para facilitar o transporte. Quanto à água, esta é armazenada num depósito de 80 ou 160 litros. Finalmente, falemos de preços. Sendo uma empresa sul-africana, as vendas e a distribuição na Europa são complicadas. No seu país de origem, o preço varia entre 16.950 dólares (16.090 euros) e 22.950 dólares (21.790 euros). A estes valores devem ser acrescentados os impostos e os custos de transporte. Para mais informações, consulte o sítio Web do fabricante em alublack.com.