A Volkswagen está a preparar-se para uma profunda remodelação da sua gama de veículos elétricos ID, acompanhada de melhorias substanciais na sua arquitetura MEB.
A gama renovada deverá ser lançada em 2026, com o responsável de I&D da Volkswagen a descrever a revisão como “uma mudança muito maior do que o esperado”.
A nova filosofia de design inspirar-se-á na versão de produção do conceito VW ID.2all, que deverá ser lançado no final de 2025 ou no início de 2026. Este modelo compacto, mas com visão de futuro, servirá de modelo estético para o futuro eletrificado da VW.
Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen para o Desenvolvimento Técnico, partilhou novas ideias sobre o novo design durante uma entrevista à Autocar no Salão Automóvel de Los Angeles. De acordo com Grünitz, a direção do design renovado “regressa ao ponto de partida”, acrescentando que está mais próximo “daquilo que a Volkswagen representa”.
Embora não tenha especificado que modelos ID serão atualizados primeiro ou o cronograma preciso para o lançamento, relatórios da indústria sugerem que toda a linha elétrica da VW será reimaginada. O hatchback ID.3 e os SUVs ID.4/ID.5, que se encontram entre os primeiros modelos baseados na MEB, estão provavelmente na frente da fila de espera para serem atualizados.
Entretanto, o mais recente sedan ID.7 pode seguir o exemplo, embora o furgão retro-cool ID.Buzz possa escapar a grandes revisões exteriores. Como é típico da VW, as alterações têm como objetivo aperfeiçoar, em vez de reinventar, o principal atrativo da gama.
O próximo passo da VW é apresentar um conceito de SUV baseado no ID.2 no Salão Automóvel de Munique de 2025. Este estudo será uma antevisão do segundo veículo elétrico de produção a ser montado na plataforma MEB Entry, a seguir ao hatchback ID.2.
O ID.2 irá ainda evoluir para o primeiro GTI totalmente elétrico de sempre. Tal como previsto pelo ID.GTI Concept em 2023, este hot hatch deverá ser lançado em 2026, incorporando o espírito do Golf GTI. Grünitz afirmou que o modelo combinará a nostalgia com a inovação, proporcionando surpresas que deverão ser do agrado dos fiéis à VW e dos recém-chegados.