fbpx




O tão aguardado SUV elétrico de três filas da Hyundai chegou finalmente sob a forma do Ioniq 9. É o equivalente da marca ao Kia EV9 e é sustentado pela conhecida arquitetura E-GMP que serve de base a vários modelos Hyundai, Kia e Genesis.

Todas as versões do Ioniq 9 vêm equipadas com uma enorme bateria de 110,3 kWh e serão vendidas em três configurações diferentes. Os modelos de entrada Long Range estão equipados com um único motor elétrico na traseira de 214 CV (160 kW) e 350 Nm de binário. A Hyundai afirma que este modelo pode percorrer até 620 km no ciclo WLTP quando equipado com jantes de 19 polegadas.

Quem procura algum desempenho adicional pode optar pela versão Long Range AWD. Adiciona um motor de 94 CV (70 kW) ao eixo dianteiro, com um binário extra de 255 Nm. No topo da gama está o Ioniq 9 Performance, com um par de motores de 214 CV (160 kW) à frente e atrás. Este modelo consegue atingir os 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Long Range AWD precisa de 6,7 segundos para atingir a mesma marca e o Long Range RWD demora 9,4 segundos. Todas as versões atingem o máximo 200 km/h.

Independentemente da variante escolhida, todos os suportes do Ioniq 9 podem ser carregados de 10 a 80% em apenas 24 minutos através de um carregador de 350 kW. Também dispõe de uma função de carregamento do veículo para a carga.
Visualmente, o Hyundai Ioniq 9 tem muito em comum com o SEVEN Concept de há uns anos. Ostenta as mesmas luzes Parametric Pixel que os outros modelos Ioniq e, apesar do seu tamanho, tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,259 Cd com os espelhos retrovisores digitais opcionais.

É também o primeiro Hyundai a prescindir de uma antena no tejadilho e, em vez disso, utiliza o para-brisas para o GPS e o rádio por satélite, o painel de instrumentos para os serviços de ligação ao automóvel e o vidro da porta traseira para o rádio FM/AM. Terá a opção por jantes de 19, 20 e 21 polegadas, incluindo um conjunto de jantes emblemáticas de 21 polegadas “Calligraphy”. Estão disponíveis nada menos que 16 cores exteriores.

A enorme distância entre eixos de 3.130 mm do Ioniq 9 resulta num habitáculo espaçoso revestido de materiais suaves ao toque. O volante, semelhante ao do Santa Fe de última geração, é de série e inclui pequenos LEDs verdes que permitem ao condutor controlar a carga restante da bateria.
Um único ecrã curvo aloja um painel de instrumentos digital de 12 polegadas e um ecrã de infoentretenimento de 12 polegadas. De série, o Ioniq 9 está equipado com oito altifalantes, embora seja possível adquirir um conjunto opcional de 14 altifalantes da Bose. Outras caraterísticas importantes incluem várias portas USB-C de alta potência de 100 watts que recebem energia diretamente do pacote de 110,3 kWh em vez da bateria de 12 volts.

Muitas das superfícies interiores são revestidas com materiais ecológicos, incluindo tecido PET reciclado, tecido de lã e couro de processo ecológico, sublinhando as credenciais ambientais do automóvel. O Ioniq 9 será vendido em configurações de seis e sete lugares e os bancos da segunda fila incluem uma função giratória, tal como o EV9.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade