A marca da estrela continua a sua campanha de divulgação do seu próximo modelo CLA. Agora revelou um pouco mais sobre os aspetos técnicos.
O que é que nos resta descobrir quando a Mercedes revelar o seu novo CLA nos próximos meses? Muito pouco, uma vez que o fabricante alemão continua a revelar as especificações da nova geração do seu coupé de 4 portas.
Comecemos pelas variantes elétricas. O CLA elétrico estará disponível em dois níveis de potência. Por um lado, haverá a versão de tração traseira com 200 kW (272 CV) e a versão de tração integral 4MATIC com um motor adicional de 80 kW no eixo dianteiro (cerca de 109 CV).
Para atingir a autonomia de 750 km prometida pelo conceito CLA, esperávamos encontrar uma bateria com uma capacidade de cerca de 90 kWh, mas será ligeiramente inferior: 85 kWh. O que a torna especial é a química das células, com um desenho de ânodo de óxido de silício retirado do conceito Vision EQXX. Esta tecnologia permitiu à Mercedes melhorar a densidade energética das suas baterias em 10%, tornando-as mais compactas.
Os clientes poderão também optar por uma bateria com uma capacidade mais razoável de 58 kWh e uma tecnologia mais tradicional LFP (fosfato de ferro e lítio), menos eficiente em termos energéticos: 450 Wh/l contra 680 Wh/l do modelo de 85 kWh.
Graças à arquitetura de 800 V, uma novidade da Mercedes, a potência de carga atingirá 320 kW. A título de comparação, está limitada a 100 kW nos atuais EQA e EQB. Isto permite recuperar o equivalente a 36 kWh, ou seja, quase metade da capacidade total, em 10 minutos. Em corrente alternada (CA), este CLA oferece a possibilidade de escolher entre dois carregadores, um de 11 kW e outro de 22 kW.
Passemos agora ao grupo motopropulsor híbrido desenvolvido pela Mercedes. Apesar da sua tecnologia convencional e modesta de 48V, será capaz de atingir velocidades de até 100 km/h em modo 100% elétrico. Por outras palavras, é um híbrido completo. A capacidade da bateria é de 1,3 kWh, a mesma que a de um Toyota Corolla.
O motor elétrico de 20 kW (27 CV) está integrado numa nova transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades. Para o motor de combustão, a Mercedes desenvolveu um novo motor compacto de 1,5 litros e quatro cilindros que pode ser integrado na plataforma MMA. Serão oferecidos três níveis de potência: 136 CV, 163 CV e 190 CV.
Ao contrário do CLA elétrico, o CLA Thermal será um carro de tração dianteira, mas será possível optar por uma variante de tração às quatro rodas 4MATIC com um motor elétrico adicional colocado no eixo traseiro. Tudo caraterísticas interessantes no papel, que mal podemos esperar para testar em condições reais.