O Audi A3 allstreet híbrido plug-in vem alargar a oferta PHEV do A3. No centro das atenções está o novo motor turbo a gasolina TFSI evo2 de 1,5 litros com 110 kW (150 cv) e 250 Nm de binário e o motor elétrico com 85 kW (116 CV) e 330 Nm de binário.
O motor a combustão e o motor elétrico síncrono oferecem uma potência combinada de 204 cv (150 kW) e 350 Nm de binário, proporcionando ao crossover excelentes performances em estrada, com o aumento impressionante de potência a poder ser sentido em situações de kickdown. O A3 allstreet 40 TFSIe alcança os 225 km/h e funciona em modo totalmente elétrico até aos 140 km/h.
A potente bateria de alta voltagem, com uma capacidade total de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), é a base para a alargada autonomia elétrica para cerca de 140 quilómetros em ciclo WLTP. A bateria integra 96 células prismáticas, com uma capacidade de carga de 73 ampere-hora cada.
O A3 allstreet 40 TFSIe* adapta-se a várias situações de condução, seja ao rolar, recuperar energia (tanto a rolar como a travar), ou impulsionar a performance através da potência combinada do motor elétrico e da unidade TFSI. Além disso, o sistema de gestão híbrida também permite manter um nível de carga da bateria consistente, garantindo que uma quantidade suficiente de energia elétrica seja reservada para utilização futura, como a condução numa zona de baixas emissões.
Quando o condutor retira o pé do acelerador, o A3 allstreet TFSIe* desliza com os motores desligados ou o motor elétrico recupera em modo velejar, dependendo da situação de condução. As patilhas no volante, baseadas em modelos totalmente elétricos, permitem controlar o nível de recuperação energética.
O Audi virtual cockpit, de série, faz chegar várias informações ao condutor, caso da potência instantânea utilizada, o modo de condução, o estado de carga da bateria e a autonomia. O ecrã MMI também permite visualizar os fluxos de energia.
O A3 allstreet TFSIe* permite deslocações e viagens em modo elétrico eficientes e confortáveis mesmo por longas distâncias. A Audi oferece carregamento DC em estações de carregamento rápido: o crossover A3 utiliza carregamento DC até 50 kW**, permitindo que uma bateria descarregada recupere dos 10% aos 80%** em menos de 30 minutos.
Também é possível proceder a carregamento trifásico até 11 kW em pontos de carregamento AC, como uma wallbox ou uma estação de carregamento pública: o processo será cumprido em 2,5 horas. O cabo necessário Mode 3 faz parte do equipamento de série.
Tal como a versão do crossover com motorização convencional, o A3 allstreet TFSIe* é 15 milímetros mais elevado do que o A3 Sportback. Juntamente com as rodas de maior diâmetro, resulta numa distância ao solo adicional de 30 milímetros. As linhas marcantes em torno das cavas permitem destacar as rodas, que estão dotadas, de série, com jantes de 17 polegadas.
A configuração de molas/amortecedores para a versão híbrida plug-in do A3 allstreet foi ainda otimizada, devido agora a mais peso recair sobre o eixo posterior (55% à frente e 45% atrás), resultado da colocação da bateria de iões de lítio sob o piso, por baixo do banco traseiro.
Em combinação com a direção eletromecânica, que oferece uma excelente precisão direcional a altas velocidades e leveza ao estacionar, o A3 allstreet TFSIe atinge um excelente equilíbrio entre a qualidade de condução e a dinâmica. Para uma experiência ainda mais ágil, está disponível opcionalmente a direção progressiva com uma relação variável conforme o ângulo de direção.
O A3 allstreet 40 TFSIe tem preços a partir de 47.834 euros e inclui equipamento de série específico, como o ar condicionado auxiliar, que permite arrefecer o interior no verão antes de uma viagem ou aquecê-lo no inverno. O condutor pode planear e programar o ar condicionado auxiliar através do ecrã tátil MMI. As encomendas para o A3 allstreet 40 TFSIe têm início já em novembro.