O milagre parece ser real e, de uma autonomia elétrica de apenas 50 quilómetros nos automóveis híbridos plug-in, passaremos a uma autonomia de até 400 quilómetros em menos de dois anos. O líder chinês do mercado das baterias CATL tem a solução pronta.
No que parece ser uma nova reviravolta na indústria automóvel, o automóvel híbrido plug-in poderá em breve oferecer quase a mesma autonomia elétrica que os automóveis 100% elétricos a bateria, os BEV. O que até há dois anos era uma autonomia máxima de 50 quilómetros neste tipo de veículo, passou este ano para mais de 100 quilómetros, como demonstram os últimos lançamentos do Grupo Volkswagen, e em breve passará a 400 quilómetros.
Pelo menos é o que a CATL anunciou nas últimas horas com a estreia da sua nova bateria Freevoy Super Hybrid. Mas quem é a CATL? Não, não pensem que se trata de uma start-up ou de uma empresa com pouca bagagem. Na verdade, é o líder do mercado de baterias para carros elétricos, da China.
Nos últimos anos, a CATL conseguiu ultrapassar todos os seus concorrentes, apresentando uma nova evolução das suas baterias quase de seis em seis meses, e agora chegou ao mercado dos veículos híbridos plug-in com um novo pacote especial que foi apresentado na China em 24 de outubro.
Segundo a empresa, a sua nova bateria Freevoy Super Hybrid, patenteada e aprovada, dispõe de uma “tecnologia de modificação da superfície” e de uma nova fórmula de eletrólito. Estes avanços permitir-lhe-iam aumentar a densidade energética em 10%, melhorando significativamente o controlo da carga através de um maior desenvolvimento do sistema de gestão da bateria, o que resultaria em tempos de carga mais curtos.
A CATL não forneceu dados específicos sobre a capacidade, tamanho ou peso desta nova bateria especial Freevoy Super Hybrid durante a sua apresentação, mas já foram anunciados dados-chave espetaculares para a sua utilização em modelos híbridos plug-in. De acordo com os primeiros dados de testes da empresa, este novo pacote já deverá permitir uma autonomia elétrica máxima de até 400 quilómetros nestes modelos.
De acordo com as informações reveladas na Alemanha, estes dados baseiam-se provavelmente nos modos de teste CLTC chineses, que reflectem principalmente o tráfego urbano, mas representam ainda assim um grande salto em comparação com os atuais modelos PHEV. Hoje em dia, como já avançámos, são raros os veículos que conseguem uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros com esta tecnologia, enquanto este novo Freevoy Super Hybrid poderá aumentar essa autonomia para cerca de 300 quilómetros em condições reais de utilização.
Simultaneamente, a CATL promete também tempos de carregamento extremamente rápidos: de acordo com a sua previsão, a nova bateria deverá ser capaz de recarregar uma autonomia de 280 quilómetros em apenas 10 minutos. Para tal, adaptaram a atual tecnologia de carregamento 4C do grupo para utilização especial em PHEVs.
Outro ponto positivo durante a apresentação da CATL é a extrema resistência ao frio da nova bateria para carros híbridos plug-in, que pode suportar temperaturas tão baixas quanto -30 a -40 graus Celsius durante o carregamento. Na construção do conjunto de baterias, a empresa chinesa combina baterias de iões de sódio e de iões de lítio, anunciando que até 30 modelos de veículos híbridos plug-in serão lançados no próximo ano com esta nova bateria Freevoy, de marcas como a Geely, Chery, GAC e Voyah.