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Se há uma coisa sobre a Mazda, é o facto de ser especial. É uma das poucas marcas automóveis que raramente segue as modas e, quando o faz, é sempre à sua maneira.

É por isso que, em meados de 2024, lança novos motores diesel ou tem automóveis elétricos, mas evita as baterias cada vez maiores dos seus rivais. Esta forma de pensar vai agora cristalizar-se na chegada de um novo automóvel desportivo.
Os rumores de um modelo para continuar o legado do RX – com o RX-8 a ser o mais recente até à data, mas com o RX-7, nas suas várias versões, a ser um dos favoritos dos fãs – há muito que andam no ar, mas foram reforçados quando a empresa japonesa revelou ao mundo o concept car Mazda Iconic SP.

Este último viu a luz do dia no final de 2023, mas durante todo este tempo nada foi finalizado. De acordo com o Carscoops, Masashi Nakayama, chefe de design da Mazda, confirmou as boas notícias: “Este concept car não é apenas um daqueles carros de exposição vazios. Foi concebido com a intenção real de se tornar num modelo de produção num futuro não muito distante”.

No entanto, na altura da sua apresentação, o Presidente da Mazda, Masahiro Moro, já tinha dado a entender que “faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o levar à produção em série”. Finalmente será uma realidade, o que dá paz de espírito e alegria aos seguidores da marca, que, no entanto, já estão a pensar noutro aspeto: será o sucessor do RX?
A este respeito não há nada claro, já que pelo conceito e dimensões iria nessa linha, mas por outro lado a Mazda já confirmou que o protótipo poderia ser escalado para um tamanho inferior que seria semelhante ao de um Mazda MX-5, com o qual também poderia manter alguma semelhança, como uma evolução deste.

Naohito Saga, diretor executivo da Divisão de Planeamento Estratégico de I&D da Mazda, explica o design do concept car: “Quanto mais tempo se passa a olhar para ele, mais o carro se revela. Tudo, desde a posição das portas e das rodas, ao comprimento do veículo, à posição dos ocupantes e à visibilidade, foi meticulosamente estudado antes de se chegar à especificação final.
Isto abre a porta a que, embora haja, obviamente, alterações na versão de estrada, grande parte do design do Iconic SP seja mantido, com a sua carroçaria limpa e forma fluida, resultando num automóvel desportivo elegante e moderno.

A outra questão é o tipo de motorização que irá utilizar, embora faça algum sentido que seja semelhante à do concept car, que tem um formato elétrico de gama alargada em que um motor rotativo, marca registada da empresa, actua como gerador para alimentar um bloco elétrico, que faz mover as rodas.
No concept, desenvolve 370 CV e pode ser adaptado para utilizar qualquer tipo de combustível, o que, combinado com os e-combustíveis, pode significar uma redução de até 90% nas emissões de CO2.

Ricardo Carvalho

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