A Kia revelou uma versão atualizada do seu popular SUV Sportage na Coreia, três anos após a estreia do modelo de quinta geração. Este “facelift” introduz uma frente mais elegante, um interior mais sofisticado e algumas alterações significativas no capô, que podem aumentar o seu apelo num segmento extremamente competitivo.
Seguindo a receita que a Kia já utilizou no Picanto, Sorento, Carnival, K4 e K8, esta atualização alinha o visual do Sportage com a linha de veículos eléctricos em expansão da marca. A principal novidade é a frente redesenhada, onde os faróis mais agressivos, empilhados verticalmente, as entradas de ar maiores no para-choques e uma grelha reformulada conferem ao SUV uma postura mais confiante e vertical.
De lado, a maior parte do design permanece familiar, mas o facelift traz novos para-lamas dianteiros e novos designs de rodas de liga leve que variam de 17 a 19 polegadas. Atrás, as actualizações subtis mantêm as coisas arrumadas: os novos grafismos dos faróis traseiros em LED e um para-choques traseiro ligeiramente revisto tornam o aspeto geral mais nítido sem o reinventar. A versão X-Line, destinada a ser a variante de topo, diferencia-se com para-choques mais desportivos, detalhes em preto extra e as suas próprias jantes exclusivas de 19 polegadas.
Estas alterações de design não se limitam ao modelo com distância entre eixos longa aqui apresentado (destinado à Coreia, América do Norte e Austrália). Espera-se que também sejam aplicadas ao Sportage mais curto, com distância entre eixos mais curta, destinado à Europa.
No interior, a Kia introduziu um cockpit digital curvo que combina dois ecrãs de 12,3 polegadas e um novo head-up display. O volante de dois raios redesenhado, juntamente com a iluminação ambiente melhorada, as saídas de ar condicionado mais finas e os interruptores renovados, visam aproximar o Sportage dos modelos mais premium da marca. A tecnologia de segurança também apresenta melhorias notáveis: um sistema de deteção de aderência com um aviso de vibração no volante, uma câmara virada para o condutor e os mais recentes sistemas ADAS.
A Kia oferece três esquemas de cores interiores – castanho-lounge, preto e cinzento-marinho – dando aos compradores um pouco de personalização, juntamente com oito cores exteriores diferentes.
Na Coreia, o Sportage de entrada de gama é oferecido com um motor a GPL de 2,0 litros que produz 146 CV. O motor turbo de 1,6 litros a gasolina, mais potente, produz os mesmos 180 CV, mas está agora acoplado a uma nova transmissão automática de oito velocidades, que se diz oferecer mudanças de velocidade mais suaves em comparação com a antiga unidade de dupla embraiagem de sete velocidades.
A variante híbrida recebe um ligeiro aumento de potência, com um acréscimo de 5 CV (3,7 kW) em relação ao modelo anterior. O seu grupo motopropulsor combina o motor turbo de 1,6 litros com 180 CV com um único motor elétrico com 64 CV (47,7 kW). A Kia também optimizou a travagem regenerativa, permitindo aos condutores ajustar a intensidade através das patilhas de mudança de velocidades, enquanto a travagem adaptativa responde agora às condições da estrada com base na navegação.
Em termos de configuração do chassis, o amortecedor da roda dianteira apresenta um novo amortecedor de duas vias, que reduz o ruído da estrada. As credenciais de NVH do Sportage foram ainda melhoradas graças à aplicação de material adicional de amortecimento acústico no pilar B, no amortecedor de impacto e no revestimento das portas. O vidro de isolamento acústico já era oferecido no modelo pré-facelift desde 2023.
Espera-se que a versão norte-americana do Sportage facelifted seja apresentada em breve antes de ser colocada à venda no próximo ano como 2026MY.