Nos seus 112 anos de história, a Bertone concebeu alguns dos mais belos automóveis da história mais ou menos recente: o Alfa Romeo Montreal, o Lamborghini Countach, o Lancia Stratos e muitos outros.
A mais recente criação do construtor de carroçarias italiano para 2024 chama-se Bertone Runabout e é inspirada no concept car Autobianchi A112 Runabout que Marcello Gandini desenhou em 1969 (considerado o antepassado do Fiat X1/9), embora com várias alterações ao design original.
Em vez da plataforma Fiat 128 utilizada pelo original, o novo Bertone A112 Runabout foi concebido sobre um chassis “moderno” de origem não especificada. As proporções gerais, olhando para estas primeiras fotografias, parecem muito semelhantes às de um Lotus, mas a carroçaria é muito mais angular.
Em comparação com o carro original, este novo modelo de edição muito limitada tem linhas muito semelhantes e a mesma pintura prateada e laranja. No entanto, ao contrário do conceito do final dos anos 60, pode ser encomendado na configuração standard “barchetta” ou com uma capota rígida amovível, daí a designação “targa”.
Mas isso não é tudo. Em comparação com o concept car de há 60 anos, já não existe um 1.1 de 55 CV sob o capô, mas sim um V6 muito maior com cerca de 500 CV de potência, cuja cilindrada e origem não foram especificadas nesta fase.
Como a Bertone afirmou neste momento inicial, o novo Runabout “manterá o caráter de um carro ágil e leve” e será o primeiro carro da nova linha de veículos CLASSIC da empresa, criada especialmente para a ocasião e da qual outros modelos poderão nascer no futuro.
O preço? 350.000 euros sem impostos. Os primeiros exemplares entrarão em produção nos próximos meses e serão entregues em 2026. Sem dúvida, uma peça de desejo para os colecionadores ou simples especuladores que a adquirem com a intenção de realizar um lucro com vista à sua eventual revalorização.