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A Hyundai revelou um novo concept que antecipa o sucessor do Nexo movido a hidrogénio, que chegará ao mercado no primeiro semestre de 2025. O Hyundai Initium apresenta uma nova linguagem de estilo e está equipado com um grupo motopropulsor FCEV, prometendo mais de 650 km de autonomia.

Initium significa “início” ou “primeiro” em latim, comunicando a intenção da marca de se tornar um “pioneiro da energia do hidrogénio”. Este é também um nome adequado para um concept que mostra a nova linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai, antes de ser aplicada aos veículos de produção.
O exterior do SUV mistura elementos do Ioniq 5 totalmente elétrico e do Santa Fe movido a ICE. Os destaques incluem os gráficos LED em caixa, as placas de derrapagem pronunciadas, as estampagens horizontais no perfil, o forte pilar C e o vidro traseiro inclinado.

O conceito é montado em jantes de 21 polegadas optimizadas para aerodinâmica, cobertas por extensões largas dos guarda-lamas. Também inclui uma barra de tejadilho robusta com luzes integradas.
A Hyundai não mostrou o interior, mas promete um habitáculo espaçoso concebido para as famílias. Os passageiros da segunda fila terão acesso a muito espaço e a um grande ângulo de reclinação dos encostos dos bancos. Além disso, o grande ângulo de abertura da porta traseira melhora a entrada e saída. Em termos de segurança, o SUV terá nove airbags e um chassis robusto com uma “estrutura multi-esqueleto” na frente e reforços adicionais nas laterais.

O Hyundai Initium é alimentado por um motor elétrico que produz 204 CV, com grandes depósitos de hidrogénio que permitem mais de 650 km de autonomia. Para efeitos de comparação, o Nexo produz 162 CV de potência e tem 612 km de autonomia EPA.

De acordo com a marca, os valores melhorados foram alcançados através do aumento da potência da pilha de células de combustível e da melhoria da capacidade da bateria. O Initium também será capaz de utilizar a sua célula de combustível para alimentar eletrodomésticos e dispositivos pessoais através da funcionalidade V2L.

O maior desafio para os proprietários de FCEV é o reabastecimento, devido à rede limitada. Por esta razão, a Hyundai criou um novo planeador de rotas que ajuda o condutor a encontrar estações de hidrogénio ao longo do percurso, verificando a sua disponibilidade e estado de funcionamento. Além disso, o sistema também pode detetar quantos veículos estão à espera na fila da estação de hidrogénio de interesse.

O desenvolvimento do FCEV da Hyundai começou há 27 anos, embora o primeiro modelo dedicado à pilha de combustível de hidrogénio – o Nexo – só tenha aparecido em 2018.

Ricardo Carvalho

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