Para uma frota que dá a volta ao mundo três vezes e meia por dia, a seleção dos lubrificantes, massas e anticongelantes é uma prioridade. É um fator decisivo quanto à segurança, à sustentabilidade e à competitividade.
A LASO escolheu a FUCHS em 2016 quando estava em plena expansão. Hoje, a frota percorre 50 milhões de quilómetros, três vezes mais do que em 2020. A empresa de transportes tem crescido muito nos últimos anos, por isso era hora de rever o contrato com o maior fabricante independente de lubrificantes do mundo. “Temos um total de 2600 equipamentos: desde automóveis, carros de serviço, viaturas de alta gama, baixa gama até aos camiões especiais, equipamentos de alta produtividade, hidráulicos, etc.
Temos praticamente frota para tudo o que seja necessário transportar fora de dimensões, é a nossa especialidade. Por isso, temos uma necessidade enorme de lubrificantes e a FUCHS tem produto para tudo”, explica Paulo Franco, Diretor Executivo da LASO e acrescenta: “Desde que usamos FUCHS, os camiões até baixam o consumo e as mudanças de óleo são mais espaçadas. Temos uma confiança muito grande na qualidade dos produtos. Por isso, escolhemos a FUCHS há oito anos e por isso decidimos agora ampliar a parceria e ter, assim, um fornecedor único com a qualidade de que necessitamos.”
Para além de cinco oficinas em Portugal, Espanha e França, a LASO disponibiliza uma dúzia de oficinas móveis. “Um exemplo da nossa parceria com a FUCHS: Decidimos evoluir no óleo de motor da nossa frota e fizemos, em conjunto, um estudo com um dos produtos mais avançados que a FUCHS tem, o CARGO MAXX II 5W-30. Esse óleo de motor é comprado em Portugal para ser aplicado nas nossas três oficinas em Portugal e nas oficinas em Espanha e França”, informa Jorge Costa, Diretor de Manutenção e sublinha: “O apoio técnico e a disponibilidade da FUCHS é muito importante para nós. Nas oficinas, surgem sempre dificuldades e a equipa da FUCHS tem firmeza técnica e ajuda-nos logo, mesmo aos sábados.”
O que une as duas empresas parceiras é a responsabilidade ambiental. A alta tecnologia dos produtos da FUCHS permite reduzir o consumo de combustível e, assim, a emissão de CO2 e a LASO investe continuamente nos equipamentos mais avançados: “Nos veículos ligeiros, já estamos a apostar em elétricos, nos camiões para a nossa área ainda não há, mas temos os camiões mais modernos do mercado, os Euro 6, e estamos sempre a renovar a frota. E colaboramos com a FUCHS para encontrar as soluções mais amigas do ambiente, já que a sustentabilidade é uma responsabilidade comum a todos.”