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O Audi A2 está de volta, não sob a forma de um veículo de produção, mas como uma conversão EV única feita pelo programa de aprendizagem do fabricante de automóveis.

O A2 e-tron reinventa o inovador clássico moderno da marca com novos traços de estilo e um grupo motopropulsor totalmente elétrico, a tempo do 25º aniversário do original.
O modelo foi apresentado nos canais das redes sociais da Audi AG, sem qualquer informação sobre as suas bases elétricas. As proporções e a base são herdadas do A2 original, combinadas com algumas peças redesenhadas para um visual moderno.

Na frente, o A2 e-Tron distingue-se pelos faróis LED mais finos, um emblema Audi iluminado na grelha coberta e um design de para-choques mais “clean”. O perfil foi melhorado com a omissão dos puxadores das portas, câmaras que substituem os espelhos, extensões largas dos guarda-lamas e um novo conjunto de jantes de liga leve aerodinâmicas.
A traseira também foi atualizada com gráficos modernos para as luzes traseiras, um design mais “limpo” para a porta traseira e um spoiler traseiro transparente com uma luz de travão integrada.

O construtor parabenizou os estagiários, estudantes e supervisores envolvidos na conversão. Os aprendizes da Audi foram responsáveis por projetos interessantes nos últimos anos, incluindo o RS6 GTO em 2020 e o renascido NSU Prinz electromod em 2023.
O Audi A2 surgiu no final de 1999, embora o seu design – assinado por Luc Donckerwolke – se basea-se no Audi Al2 Concept de 1997. O hatchback subcompacto de 3.826 mm de comprimento, com uma forma semelhante a um MPV, centrava-se na eficiência, apresentando uma forma aerodinâmica (0,25-0,29 cd), grupos motopropulsores frugais e uma utilização extensiva de alumínio na sua construção.

Embora o modelo tenha sido geralmente elogiado nos vários testes, o seu preço elevado e o seu design peculiar resultaram numa procura reduzida. Quando a produção terminou em 2005, apenas 176.377 unidades do A2 tinham saído da linha de montagem, o que fez dele um fracasso de vendas.
O supermini Audi A1 de 2010, mais convencional, baseado no Polo, serviu como substituto indireto do A2.

O Audi A2 Concept de 2011 e o mais recente Audi AI:ME Concept de 2019 estavam mais próximos do modelo original em termos de estilo, mas não resultaram num veículo de produção.
Enquanto o A1 e o Q2 alimentados a ICE serão em breve retirados da gama, a Audi está alegadamente a trabalhar num novo veículo elétrico de entrada de gama, que deverá ser lançado em 2027. O modelo utilizará muito provavelmente um número ímpar para o seu nome, com a designação A2 considerada possível.

Ricardo Carvalho

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