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A nova geração Mercedes CLA chegará como uma nova berlina elétrica em 2025, mas também, pouco depois, numa versão híbrida, que será a berlina de entrada de gama e mais económica do construtor alemão.

Já é oficial… pelo menos nos primeiros teasers que, apesar de não mostrarem o modelo completo, dão uma antevisão do que será o novo CLA.
Há um ano, a Mercedes mostrou pela primeira vez um protótipo do CLA, afirmando que era uma janela para o futuro do sedan mais acessível da sua gama, e agora, com vista a iniciar a produção muito em breve, a empresa está a revelar os primeiros detalhes de um carro que está praticamente pronto para a sua estreia.


O CLA de terceira geração foi apresentado nas últimas horas no 39º Festival d’Hyeres, no sudeste de França, com o modelo de produção já na sua forma de produção, mas com o já referido fato de camuflagem a esconder todas as suas formas. O modelo, que flerta com os segmentos tradicionais de berlina e coupé, continuará a basear-se numa carroçaria muito dinâmica e desportiva, com uma linha de tejadilho ondulada e descendente, ao estilo de um mini CLS, um automóvel que já não está disponível.

Desenvolvida com base na nova Arquitetura Modular da Mercedes (MMA), já sabemos que esta nova berlina de entrada de gama irá suportar tanto motores de combustão como unidades de propulsão totalmente eléctricas. E da Alemanha, os nossos colegas da Auto Motor Und Sport já revelaram que chegará primeiro numa versão EV elétrica em 2025, com novas versões híbridas a completarem a gama um pouco mais tarde.

De momento, a marca alemã não detalhou quaisquer dados ou especificações do novo CLA 2025, embora durante a apresentação do concept car, há um ano, fontes da Mercedes tenham garantido que teria uma autonomia 100% elétrica de até 750 quilómetros no ciclo WLTP. O coupé de quatro portas apresentado pela empresa vinha com a tecnologia anteriormente vista no conceito Vision EQXX e ostentava um interior com ecrãs completos da instrumentação.


Esse conceito também já prometia até dois conjuntos de baterias refrigeradas a água, um com química de fosfato de iões de lítio, mais barato, e outro com ânodos de óxido de silício, mais caro mas com melhor densidade energética. Com uma arquitetura eléctrica de 800V, necessitava, segundo a Mercedes, de apenas 15 minutos de recarga para atingir uma autonomia de 400 quilómetros.

O Mercedes CLA deverá manter-se na gama como a berlina de entrada de gama da marca, uma vez que o novo Classe A não deverá ter uma carroçaria sedan desta vez. A Mercedes prometeu racionalizar a sua gama de automóveis compactos e mais pequenos, embora não seja de excluir que este mesmo CLA possa estar disponível numa carroçaria mais longa e familiar em formato shooting brake.

 

Ricardo Carvalho

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