fbpx




A Brembo, especialista de renome mundial em sistemas de travagem, adquiriu uma participação de 100% na Ohlins Racing, um dos principais fabricantes de sistemas de suspensão de alto desempenho para motociclos e automóveis.

A Brembo concordou em pagar 370 milhões de euros para adquirir a Ohlins à Tenneco, uma empresa da carteira de fundos gerida por afiliados da Apollo Global Management. Esta é a maior aquisição da história da Brembo e, embora ainda esteja sujeita a aprovações regulamentares, espera-se que seja concluída no início de 2025.

A Öhlins foi fundada em 1976 e está sediada na Suécia. Produz componentes de suspensão em instalações na Suécia e na Tailândia, ao mesmo tempo que opera centros de investigação e desenvolvimento nos mesmos países, bem como filiais de distribuição e testes nos EUA, Alemanha, Tailândia e Suécia. A empresa é talvez mais conhecida por fornecer componentes de suspensão a dezenas de motociclos líderes de classe e de alto desempenho ao longo dos anos, mas também fabrica peças para vários fabricantes de automóveis.


A Öhlins tem também uma longa e rica história no desporto motorizado, em particular no MotoGP e no World Superbike. O atual carro de Fórmula 1 da Ferrari também utiliza amortecedores da Öhlins.

“A Öhlins é uma forte opção para a Brembo”, afirmou o presidente executivo da Brembo, Matteo Tiraboschi. “É uma marca de renome mundial, com um negócio sólido e uma reputação inigualável, tanto na pista como na estrada. Acolhemos a Öhlins no nosso Grupo como uma grande oportunidade para expandir as nossas ofertas para o mercado automóvel. Com esta aquisição, damos mais um passo em frente na nossa estratégia de fornecer soluções inteligentes integradas aos nossos clientes, tirando partido das sinergias entre as principais tecnologias do veículo”.

A Brembo afirmou que a aquisição faz parte do seu investimento contínuo nas áreas dos motociclos e do automobilismo, referindo que o seu negócio de duas rodas representa atualmente cerca de 13% das receitas totais.

“Estamos confiantes de que a Brembo é o parceiro certo para levar a Öhlins Racing para o próximo nível”, acrescentou o diretor executivo da Tenneco, Jim Voss. “Esta venda não só posiciona a Öhlins e os seus funcionários para um sucesso contínuo sob a liderança da Brembo no mercado, como também apoia a estratégia da Tenneco de racionalizar a nossa carteira de negócios e fortalecer o nosso balanço à medida que continuamos a executar a nossa visão a longo prazo.”

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade