fbpx




Parece que todas as semanas há um novo fabricante de automóveis chinês a entrar na Europa, sem se deixar intimidar pela ameaça iminente das tarifas aduaneiras da UE. Desta vez, é a Leapmotor, com o apoio de um dos pesos pesados do setor automóvel europeu, a Stellantis.

Apresentado no Salão Automóvel de Paris, o SUV compacto B10 da Leapmotor pretende competir com modelos como o Kia EV3, o Jeep Avenger e o Hyundai Kona, oferecendo o habitual conjunto de caraterísticas de alta tecnologia a preços relativamente acessíveis.
Esta última estreia mundial destaca a expansão agressiva da Leapmotor na Europa, com mais de 200 concessionários já instalados em 13 mercados, com ambições de atingir 500 pontos de venda até 2025.

O B10 é montado na mais recente plataforma LEAP 3.5 da Leapmotor, repleta dos habituais chavões tecnológicos: sistemas avançados de assistência ao condutor, um cockpit digital personalizável e conetividade inteligente. Existe uma versão totalmente elétrica, bem como um modelo de autonomia alargada com um motor de 1,5 litros para manter as vibrações EV vivas sem o medo de ficar sem energia.

No entanto, ainda estamos à espera das especificações reais, incluindo autonomia, potência ou qualquer coisa que possa fazer com que o B10 se destaque num campo já lotado de SUVs sub-compactos e compactos eletrificados.

No que diz respeito ao design, tratam-se de linhas elegantes e simplificadas e de pormenores como os puxadores das portas embutidos e as finas barras de luz em ambas as extremidades, tudo muito inspirado no seu irmão maior, o C10. Tem bom aspeto, mas é difícil afastar a sensação de que já vimos isto antes – há até uma sugestão do Cayenne no perfil e na traseira. A Leapmotor manteve o interior escondido atrás de janelas escurecidas, mas é provável que espelhe o habitáculo minimalista do C10, com ecrãs grandes a dominar um painel de instrumentos simples.

Os preços ainda não foram revelados, mas quando o B10 chegar à Europa no final do próximo ano, espera-se que chegue a pouco menos de 30.000 euros, posicionando-o num segmento já muito concorrido, dominado por rivais bem estabelecidos. Com uma concorrência tão feroz, o Leapmotor precisará de mais do que palavras-chave para se destacar verdadeiramente.

Com planos para lançar um novo modelo todos os anos durante os próximos três anos, a Leapmotor tem claramente ambições. Mas resta saber se o B10 se vai destacar ou simplesmente desaparecer na mistura.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade