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Os entusiastas temiam que o impulso da BMW para a eletrificação matasse o M3 a combustão, mas isso não vai acontecer tão cedo.

Numa entrevista publicada na quinta-feira, o chefe da BMW M, Frank van Meel, disse ao Bimmer Today que o fabricante planeia continuar a oferecer o motor twin-turbo de 3,0 litros em linha e seis nos futuros modelos M3, se houver procura.

O chefe da M disse à publicação que os engenheiros da BMW já estão a trabalhar na certificação do grupo motopropulsor para os regulamentos Euro 7 que se aproximam. “Vamos deixar a combustão de seis cilindros funcionar o máximo de tempo possível”, disse ele no vídeo (traduzido). “Se a procura dos clientes for a que é atualmente e não diminuir, também não vamos desligar o seis cilindros”.


A BMW vai manter o M3 a gasolina num futuro próximo, o que significa que estará à venda juntamente com o M3 elétrico, como se dizia. O EV será montado na plataforma Neue Klasse da montadora, terá quatro motores elétricos (supostamente produzindo até 1.341 CV) e deve ser mais rápido do que sua contraparte de combustão. Mas os números de desempenho puro não vão matar o motor de seis cilindros em linha.

A próxima geração do M3 a combustão e o seu homólogo elétrico ainda estão a vários anos de chegar às salas de exposição. A BMW tem de lançar o seu primeiro modelo Neue Klasse, o que acontecerá no próximo ano, antes de começarmos a ver as variantes de desempenho. Não espere que qualquer novo M3, elétrico ou a gasolina, chegue antes de 2027 ou 2028.

 

 

 

 

Ricardo Carvalho

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