Tal como foi anunciado no plano estratégico Renaulution, em janeiro de 2021, a Dacia pretende reforçar ainda mais a sua posição no segmento C.
A Dacia, que já é a marca líder do segmento B na Europa, aumenta agora a sua oferta no segmento C-SUV, com o Bigster, um automóvel totalmente novo que ilustra os valores da Dacia – Essencial, mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor. O novo Bigster foi concebido de acordo com as necessidades específicas de um mercado em constante crescimento. Os custos em crescendo são um problema para muitos compradores do segmento C-SUV, que querem comprar um automóvel novo, sem comprometer o conforto, o desempenho e o espaço.
A Dacia está a apostar no segmento C-SUV com uma estratégia de produto cuidadosamente planeada. O Bigster será seguido por dois outros modelos.
A forte presença do Bigster e a perceção de um estilo robusto são ainda sublinhadas por uma dianteira compacta e vertical, típica dos SUV. A dianteira é também fiel ao design Dacia, com uma grelha larga em preto brilhante, com o icónico “Dacia link” ao centro. O capot esculpido e horizontal foi concebido para proporcionar ao condutor uma visão clara da estrada.
O estilo do Novo Bigster vai direto ao essencial, sem esquecer o toque cool que também faz parte dos valores da marca e das expectativas dos clientes de um C-SUV.
Mas a Dacia está a apostar num estilo cool à sua maneira. Os elementos de design gráfico acrescentam um toque de elegância casual, na parte da frente e nas portas, bem como por cima da matrícula traseira. E em vez de seguir a tendência do preto brilhante, os designers da Dacia optaram por uma mistura de preto brilhante e mate, criando um acabamento mais robusto e resistente.
As proteções inferiores dianteiras e traseiras são tingidas na massa, tornando-as mais duráveis e resistentes. A proteção que percorre toda a carroçaria – nos lados, nas cavas das rodas e na parte inferior dos para-choques – é feita de Starkle®. A Dacia está a utilizar este material para uma abordagem mais sustentável. Desenvolvido por engenheiros da marca e incorporando materiais reciclados, o Starkle® é utilizado na forma não tratada e não pintada (mais informações abaixo).
Muito Dacia e, por conseguinte, muito funcional, o Novo Bigster adapta-se aos gostos e hábitos dos clientes do segmento C-SUV. O Novo Bigster vem equipado, de série, com jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas, estando as jantes de 19 polegadas, com design gráfico, disponíveis, em opção, na versão topo de gama Journey. Nos níveis de equipamento mais elevados, os clientes podem optar por um tejadilho preto, criando um acabamento em dois tons que sublinha as linhas de design do automóvel – uma novidade para a Dacia. Está também disponível uma nova cor de carroçaria, o Azul Indigo. Exclusiva do Novo Bigster, esta tonalidade metálica confere um toque de elegância, sugerindo um carácter estatutário, sem deixar de ser simples.
No interior o Bigster, os designers concentraram-se no essencial: espaço, ergonomia e conforto. O painel de bordo elevado e vertical aumenta o espaço disponível para os passageiros da frente.
Para maior simplicidade e eficácia, as informações de condução estão agrupadas num painel de instrumentos digital de 7″ ou 10″ (consoante a versão), enquanto as informações associadas ao sistema multimédia são apresentadas no ecrã tátil central de 10,1″ (de série em todos os modelos Bigster). Uma elegante linha verde passa entre os dois ecrãs, integrando-os visualmente no tablier.
Dependendo da versão, o Bigster está disponível com três tipos de consola central à frente: baixa, intermédia ou – pela primeira vez num Dacia – uma consola elevada com um apoio de braço (com compartimento refrigerado), um carregador por indução e um espaço de arrumação generoso.
Foi dada uma especial atenção aos estofos dos bancos. Consoante o nível de equipamento, a tónica é colocada na simplicidade e na atração (Bigster Essential e Expression), na durabilidade e na facilidade de limpeza (Extreme) ou no acrescido conforto (Journey).
Os motores serão os mesmos da gama Duster.