Conduzir na via pública é uma fonte inesgotável de aborrecimentos e fonte de stress. Mas quais são as “manobras” que mais nos irritam?
O pior são mesmo os outros. Conduzir na via pública é uma área onde a gestão da raiva é fundamental, porque um carro é suposto ser um meio de transporte, não uma arma. A Associação Neerlandesa de Turismo e Tráfego (ANWB) perguntou aos seus membros quais eram os seus principais incómodos e o que mais os aborrecia na estrada.
1. Centristas (51%)
Mais de metade dos participantes no inquérito em grande escala da ANWB dizem que não gostam de utentes que monopolizam indevidamente a faixa central, ou mesmo a faixa da esquerda, na autoestrada.
2. Os “chatos” (29%)
Os automobilistas que se aproximam a toda a velocidade dos espelhos retrovisores e que o seguem, com a intenção de o obrigar a sair da faixa de rodagem para o ultrapassar. Quase um terço dos inquiridos da ANWB não gosta desta prática.
3. Cortar a faixa (29%)
Os automobilistas que passam por um engarrafamento à velocidade da luz, apenas para encostar no fim, são tão irritantes como os cortadores de fila. É irritante para os utentes da estrada que se alinham ordenadamente e perigoso para os carros que, de repente, têm de travar porque determinado Sr. ou Sra. travaram bruscamente.
4. Telemóvel ao volante
A tecnologia Bluetooth está agora bem estabelecida e o reconhecimento de voz mantém o seu smartphone numa ranhura dedicada, mas muitos condutores não conseguem deixar de utilizar o telemóvel na estrada enquanto o seguram na mão. Isto não é apenas perigoso, mas também muito incómodo para os outros utentes da estrada.
5. Ofuscar
As novas luzes inteligentes de matriz LED são excecionalmente eficazes. Mas não são tão perfeitas como se pensa e muitos condutores enlouquecem por causa de luzes mal ajustadas que se ativam de repente e cegam sem aviso.