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O desgaste não é o único critério a ter em conta quando se pensa em substituir os seus pneus. Por vezes, mesmo que pareçam estar em bom estado, podem ter ultrapassado o limite de idade. Explicamos-lhe como saber quando é que os seus pneus foram fabricados e quando é a altura certa para os substituir.

Se o seu carro não for conduzido com frequência ou em condições pouco exigentes, os seus pneus podem, por vezes, durar muito tempo. Mas atenção: com o passar dos anos, a borracha tende a endurecer e a secar, ou mesmo a rachar. Consequentemente, perdem as suas propriedades de aderência e podem tornar-se perigosos, mesmo que o indicador de desgaste esteja longe de ser atingido. Este é outro ponto a ter em conta quando se compra um automóvel em segunda mão. Resta saber qual é o “ponto de viragem”, o que nem sempre é fácil.
Os fabricantes de pneus estimam que a duração máxima de vida de um pneu se situa entre cinco e dez anos. Portanto, o intervalo é bastante alargado. Tudo depende das condições de utilização e de armazenamento. Se o seu carro for mantido numa garagem fechada, bem protegido de grandes variações de temperatura, luz ou humidade, pode esperar manter os seus pneus durante mais tempo sem comprometer demasiado a sua segurança. Mas se começar a sentir o seu carro a derrapar cada vez mais facilmente em aceleração, pode ser um sinal de que a borracha ultrapassou o seu limite de idade.

Um indicador precioso e pouco conhecido: o DOT

De uma forma mais geral, é aconselhável estar mais atento quando os pneus atingem cerca de seis anos de idade. Para tal, é necessário saber exatamente a idade dos pneus. A fatura de compra não fornecerá necessariamente esta informação. Um pneu pode ser legalmente vendido como novo mesmo cinco anos depois de ter saído da fábrica, se tiver sido corretamente armazenado. Felizmente, a data de fabrico é uma das indicações obrigatórias que se encontram no flanco do pneu. É também conhecida por DOT, de Department of Transportation, e é composta por quatro dígitos.


Os dois primeiros correspondem à semana de fabrico e os dois últimos ao ano. No exemplo acima, o pneu foi fabricado durante a 49ª semana de 2021, ou seja, entre 6 e 12 de dezembro. No momento da publicação deste artigo, tem, portanto, pouco menos de três anos. Por conseguinte, é de esperar que viva cerca do dobro do tempo sem demasiados problemas se não estiver demasiado gasto e tiver sido armazenado em boas condições.

Ricardo Carvalho

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