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Com o primeiro Audi A8, apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1994, a marca alemã conseguiu ascender ao segmento de luxo. O sedan, construído em Neckarsulm, baseou-se no conceito Audi Space Frame com uma carroçaria totalmente em alumínio como o seu destaque técnico.

De onde vieram os sedans representativos do fabricante? Do Audi V8 de 1988, um modelo que, embora tecnicamente independente, parecia simplesmente um Audi 200 “ligeiramente melhor” para o público. Por isso, era claro para Ferdinand Piëch que o novo A8 tinha de cumprir novos padrões de qualidade.

Esta nova era começou com a apresentação do protótipo ASF Concept (Audi Space Frame) no Salão Automóvel de Tóquio, no outono de 1993. Para além da carroçaria especial, um motor V8 TDI de 3,4 litros estava escondido sob o capô. E nessa altura, porque não dizê-lo, um motor diesel era bastante invulgar nas berlinas de luxo.

Esse protótipo de quase produção do primeiro A8 ostentava uma carroçaria de alumínio polido sem pintura para acentuar a leveza do carro. E o A8 final também era leve. De facto, a carroçaria de alumínio do carro de produção lançado em 1994 pesava apenas 249 kg.
Com o motor básico de 2,8 litros a gasolina, este automóvel de 5 metros pesava apenas 1.460 kg (sem extras, claro). E, claro, aqueles que optaram pelos motores maiores e pelas versões mais equipadas aproximaram-se da marca das duas toneladas.
A Audi oferecia uma infinidade de opções, como os chamados “office packs” com um frigorífico portátil, leitor VHS com monitor, mesa dobrável e cortinas elétricas.

Em 1997, a Audi teve a ideia de desenvolver uma versão coupé do A8. O projeto foi levado a cabo com a empresa IVM Automotive, sediada em Munique.
Construíram um modelo de quase produção em Ming Blue Pearl, que foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. No entanto, não foi para a frente – sobretudo devido ao receio de que acabasse como um novo BMW Série 8: um carro bonito, mas com poucas vendas.
Regressando ao A8 “convencional”, Gerhard Schröder, que se tornou Chanceler alemão em 1998, escolheu o A8 como seu carro oficial, quebrando a tradição dos seus antecessores, que tinham optado pelo Mercedes-Benz Classe S.

Em 1999, a dianteira do A8 foi ligeiramente revista, com novos faróis maiores e mais claros, uma grelha revista e um avental dianteiro mais baixo com faróis de nevoeiro de série. No interior, os bancos receberam um novo design de costura horizontal.
Além disso, o modelo V8 de 3,7 litros com tração dianteira foi abandonado, enquanto o V6 de 2,8 litros e o 4,2 quattro com distância entre eixos longa e curta foram mantidos. Em 2000, a gama norte-americana do A8 foi alargada com o A8 L.

Em 2001, a Audi introduziu o seu novo motor W12, uma unidade compacta de 6,0 litros com 420 CV e um binário máximo de 550 Nm entre as 3.500 e as 4.750 rpm, desenvolvido através da fusão de dois motores VR6 na cambota. Associado à tração integral quattro e a uma caixa automática de cinco velocidades, acelerava dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos.

Rapidamente se tornou disponível no A8, mas apenas para clientes europeus e asiáticos. Em 2002, o A8 L vinha equipado de série com faróis de xénon e um volante aquecido. Foi também adicionado um sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS), um sistema estéreo Symphony II atualizado e novas cores exteriores.
Da mesma forma, todas as variantes do A8 foram equipadas com uma alavanca de abertura da bagageira para facilitar a saída no caso de uma pessoa ficar presa no interior.

Apenas 750 exemplares do D2 W12 foram produzidos entre o seu lançamento e a sua retirada em 2003, 650 segundo outras fontes. Um modelo que era o topo de gama e que custava o equivalente a mais de 100.000 euros atualmente.
Finalmente, isto é o que a Audi disse sobre o carro em 1995: “O Audi A8 estará um dia entre os carros que fizeram história”. E sim, isso aconteceu. A produção desta geração terminou a 4 de agosto de 2002, com a unidade número 105.092, e com um lugar reservado na história da marca.

Ricardo Carvalho

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