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O novo Lancia Ypsilon estreou há alguns meses e representou o regresso da marca italiana aos mercados, depois de ter sido comercializado apenas no seu país de origem.

O modelo não tem nada a ver com o seu antecessor, nem no design, nem nas dimensões, nem nos motores, pelo que está totalmente atualizado.
De facto, a gama terá uma variante desportiva em 2025, o HF, que já sabíamos que iria desenvolver 240 CV, mas não…. No final, esta versão chegará aos 280 CV, tal como o Alfa Romeo Junior Veloce, com o qual o pequeno Lancia partilha o motor.

Que um aumento de potência chegasse ao Lancia Ypsilon HF era fácil de imaginar, precisamente à luz do que a Alfa fez com a versão mais potente do Junior. Além disso, utilizando a mesma plataforma (o CMP e o e-CMP de origem PSA) e fazendo parte da mesma multinacional (Stellantis), porque não aproveitar o trabalho de uma marca para dar ao Ypsilon uma desportividade extra?

Para além das modificações no grupo propulsor, incluindo uma bateria de 54 kWh, o Ypsilon HF beneficiará de inovações específicas, como uma configuração rebaixada, uma via alargada e, provavelmente, uma direção e suspensão revistas, juntamente com um diferencial autoblocante Torsen dianteiro e um equipamento de travagem melhorado.

Para já, porém, não foram divulgados quaisquer dados técnicos oficiais. Tudo o que sabemos é que a aceleração de 0-100 km/h será de 5,8 segundos. Um valor excelente, de facto, para um carro do segmento B.
O ano de 2025 marcará também o regresso da Lancia à competição com o Ypsilon Rally 4 HF, destinado a competir no Rally 4, uma categoria reservada a carros de duas rodas motrizes conduzidos por jovens pilotos.

Desenvolvido também graças à colaboração com Miki Biasion, um piloto que ligou o seu nome ao da Lancia, com a qual venceu o Campeonato do Mundo de Ralis em 1988 e 1989, o Ypsilon de competição é alimentado pelo motor a gasolina 1.2 de três cilindros, potenciado para 212 CV. O automóvel foi protagonista de um primeiro test drive excecional.

De facto, foi testado no circuito de Balocco por ninguém menos que Carlos Tavares, CEO da Stellantis. Também presente na ocasião estava Luca Napolitano, o número um da Lancia, que marcou o fim de semana de 24 e 25 de outubro para mais novidades sobre o Ypsilon Sport.

Ricardo Carvalho

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