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Demorou mais tempo do que o esperado para a Mansory revelar a sua versão do Ferrari Purosangue, mas o preparador bávaro conseguiu-o, satisfazendo os gostos muitas vezes… únicos da sua clientela abastada.

O Mansory Pugnator, como é chamado, é uma “conversão completa” do super crossover com modificações visuais agressivas, novas jantes e um modesto aumento de desempenho para aqueles que acham que o Purosangue de origem não era suficientemente vistoso.

O Pugnator, derivado da palavra latina para “concorrente”, ostenta um bodykit personalizado feito de carbono forjado, que combina com o acabamento vermelho Vermillion do carro. E se estava à espera de ver alguma marca da Ferrari, não se preocupe. A Mansory trocou os emblemas icónicos do cavalo empinado pelos seus próprios emblemas. Como seria de imaginar, a subtileza não faz parte do plano de jogo.

Os complementos de grandes dimensões e as entradas de ar exageradas no para-choques dianteiro podem parecer uma falha numa má demonstração de software de design, mas Mansory insiste que eles “melhoram significativamente” a força descendente no eixo dianteiro. A carroçaria está repleta de barbatanas, vincos e entradas de ar, dando ao Pugnator aquele aspeto caraterístico de “Mansory com esteróides”. Ame-o ou odeie-o, não vai sentir falta dele.

O capô, feito inteiramente de fibra de carbono, complementa as extensões dos arcos das rodas, as aberturas de ventilação montadas nos guarda-lamas, as enormes guelras laterais e as falsas entradas de ar laterais colocadas nas portas traseiras. A traseira também não oferece muito alívio para os olhos, com um enorme difusor que aloja quatro tubos de escape, um painel traseiro em carbono forjado e uma asa traseira suficientemente grande para rivalizar com um spoiler de avião.

O Pugnator roda em novas jantes de liga leve forjadas de uma só peça FC.5, de 22 polegadas à frente e 23 polegadas atrás. A Mansory está a planear oferecer estas jantes numa variedade de cores e tamanhos para as suas outras criações, embora não se saiba como irão melhorar a experiência de condução. Os pneus de alto desempenho fazem parte do pacote, mas não há nenhuma palavra sobre ajustes na suspensão. Aparentemente, até a Mansory tem limites.

O V12 de 6,5 litros da Ferrari já produz 725 CV e 715 Nm diretamente da fábrica, mas a Mansory não seria a Mansory sem mexer debaixo do capô. O preparador deu um ligeiro impulso ao V12 através de um remapeamento da ECU, um novo sistema de escape com controlo de flap e catalisadores desportivos, aumentando a potência para 755 CV e 730 Nm. É uma pequena atualização, mas suficiente para o fazer sentir um pouco mais especial quando estiver preso no trânsito… do Mónaco.

No interior, o habitáculo foi revestido em pele cor de marfim com detalhes em vermelho e inserções em carbono a condizer. Os bancos, apoios de braços e painéis das portas foram estofados com um novo padrão perfurado. O afinador até colocou pedais de alumínio, tapetes acolchoados e, naturalmente, uma grande quantidade de emblemas Mansory. E se isso não for personalização suficiente para si, fique descansado, cada Pugnator pode ser adaptado a todos os caprichos do seu proprietário.

A Mansory não revelou o preço do Pugnator, mas considerando a sua abordagem habitual de “dinheiro não é problema”, é de esperar que rivalize com o custo de uma pequena ilha. O Ferrari Purosangue modificado fez a sua estreia no Salão Náutico do Mónaco, onde irá certamente chamar a atenção de qualquer pessoa que pretenda superar a mais recente compra de supercarro do seu vizinho.

Ricardo Carvalho

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