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Nismo, o departamento desportivo da Nissan, celebra este ano o seu 40º aniversário. Muitos modelos icónicos foram carimbados com este emblema japonês. Aqui fica uma retrospetiva de quatro décadas do primeiro emblema lendário do automobilismo japonês.

Para evocar a história da Nismo, basta iniciar uma conversa com um fã de automóveis japoneses. Os mais jovens falarão sobre Skylines, 370Zs e GT-Rs. Os mais experientes olharão para trás com nostalgia para os protótipos de Le Mans R89C e R92C, ou para os Nismo 270R e 400R.
O departamento desportivo da marca japonesa conseguiu fazer a ponte entre todas as gerações, graças à sua hábil comunicação ao longo dos anos. Esta é uma grande oportunidade para realçar os melhores feitos de uma das marcas desportivas mais conhecidas do Japão.

Durante os anos 80, a Nissan era um construtor com uma imagem serena e até antiquada. No desporto automóvel, o 240RS obteve o seu primeiro resultado notável nos ralis de Hong Kong e Pequim, em 1985. Na gama clássica, o Skyline era um automóvel de turismo com um comportamento em estrada bastante honroso.

A Nissan Motorsports International foi fundada a 17 de setembro de 1984, em Omori, nos arredores de Tóquio. Esta nova divisão desportiva da Nissan foi formada a partir da fusão de duas entidades internas: a Divisão de Publicações 3 e a Divisão de Testes de Automóveis Especiais.
Inicialmente, o objetivo da Nismo era ajudar o fabricante japonês a investir em fórmulas de corrida em pista. Mas muito rapidamente, os engenheiros começaram a apimentar os modelos de produção.

Alguns clientes estavam a exigir modelos de maior desempenho com kits de carroçaria mais sugestivos. A Nismo respondeu a esta procura pela primeira vez com o Nissan Skyline GTS-R Group A de 1987.

Um kit de carroçaria sugestivo, tubos de escape duplos e um motor 2.0 de 6 cilindros com 210 CV. O primeiro elemento que marca o destino do Skyline é o seu sistema de direção às quatro rodas HICAS. Isto deu à berlina japonesa uma condução particularmente incisiva na estrada, apesar da falta de potência sob o capô. Foi um sucesso imediato, com as 200 unidades previstas a serem vendidas como pãezinhos quentes.

Em 1991, a Nismo começou a trabalhar num futuro monstro da estrada: o Skyline GT-R R32. Design aerodinâmico, tração integral E-TS ATTESA e um motor 2.6 de 6 cilindros twin-turbo de 280 CV. Este carro japonês é tão potente e dominante na estrada que os seus fãs rapidamente o apelidaram de “ Godzilla ”.
Obteve 29 vitórias em 29 corridas em solo nacional, antes de ser exportado para a Austrália com o mesmo sucesso. O carro nasceu tão bem que encorajou a Nismo a desenvolver um catálogo de peças, bem como a alargar a sua influência nos desportos motorizados: JSPC, JGTC, Super GT, Silhouette e até as 24 Horas de Le Mans.

Durante os anos 90, a Nissan tornou-se cada vez mais bem sucedida nas corridas e viu o seu sonho tornar-se realidade: a participação nas 24 Horas de Le Mans. Alerta vermelho interno: todos os recursos foram mobilizados para vencer a maior corrida de resistência do mundo. O resultado foi o R390 GT1, o primeiro supercarro da história da Nissan. O princípio de um carro de corrida derivado da série não é novo: era prática comum nos anos 80, durante a era do Grupo B.

Entretanto, a Nismo deu-se ao luxo de lançar duas edições muito limitadas: o 270R e o 400R. A primeira era baseada no Silvia S14 e oferecia 270 cv. A segunda era um Skyline GT-R R33 de 400 cv. Estes dois modelos foram reservados exclusivamente para o mercado japonês.
1997 viu nascer um jogo de vídeo que se tornou lendário entre os entusiastas de carros na PlayStation: Gran Turismo. Editado pela Polyphony Digital, o Gran Turismo centra-se principalmente nos melhores carros japoneses e, naturalmente, inclui os Nissan mais potentes.

A Nismo tornou-se conhecida na cena internacional com a segunda edição, lançada em 1999. Existem tantas versões diferentes que qualquer pessoa pode recordar um determinado modelo durante várias horas. Ao longo da série, a Polyphony Digital e a Nismo mantiveram-se muito próximas, trabalhando em conjunto para criar a Nissan GT Academy em 2005.

O mundo foi finalmente apresentado à Nismo com um dos Skylines mais bonitos de todos os tempos: o Skyline GT-R R34 Z-Tune. O motor de 6 cilindros em linha RB26DETT twin-turbo desenvolve 500 CV e impulsiona o coupé japonês até aos 300 km/h. Apenas cinco sortudos terão a oportunidade de ter o Z-Tune na sua garagem.
A Nismo passou a produzir cada vez mais modelos com o emblema vermelho: 350Z, 370Z, Juke e GT-R R35 no topo. O supercarro japonês é um dos carros mais rápidos do mundo. Com o seu V6 3.8 twin-turbo de 600 CV, um tempo de 0-100 km/h inferior a 3 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h.

As infinitas possibilidades de transformação tornam-no ainda mais icónico. Dragster, carro de drift, carro de corrida… o GT-R R35 é um verdadeiro camaleão. Atualmente, a Nismo está a mimar determinados mercados com modelos específicos. Em 2022, o 400Z presta homenagem ao 240Z de 1971. Retoma os códigos essenciais do coupé dos anos 70, desde o estilo compacto fastback até à caixa de velocidades mecânica, para gáudio dos seus admiradores. A única forma de ver um 400Z nas nossas estradas é importá-lo.

Na frente desportiva, a Nissan está presente na Fórmula E desde 2018. O fabricante japonês está presente desde o primeiro dia, terminando em 2º lugar no campeonato de construtores na sua primeira época. Para celebrar o seu 40º aniversário, a Nismo organizou uma exposição no seu museu em Yokohama, apresentando os principais carros de corrida que fizeram a sua reputação histórica.
Para o seu regresso ao Velho Continente, o mercado europeu terá de se contentar com o Ariya Nismo, a versão desportiva do SUV elétrico da marca. Não importa: para a Nismo, os anos quarenta nunca foram tão frescos e bem usados.

 

Ricardo Carvalho

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