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Longe vão os dias em que os fabricantes de automóveis chineses eram o alvo de chacota da indústria automóvel. Não só deixaram (em grande parte) de copiar os desenhos de marcas estabelecidas, como também melhoraram seriamente o seu jogo de engenharia.

Com uma abundância de mão de obra barata e acesso a materiais com que os fabricantes de automóveis internacionais só podiam sonhar, são agora uma força a ter em conta.

Depois de uma visita à China que incluiu testes de carros locais, o diretor executivo da Ford teve uma revelação. Segundo o Wall Street Journal, Jim Farley disse a John Thornton, membro do conselho de administração, que os fabricantes chineses de veículos elétricos são “uma ameaça existencial”. Durante uma das suas viagens, o Diretor Executivo foi acompanhado pelo Diretor Financeiro John Lawler, que admitiu francamente que “estes tipos estão à nossa frente”.

O chefe da Ford diz que “já viu este filme antes”, referindo-se à ascensão da Toyota, da Honda e de outros fabricantes de automóveis japoneses e à sua capacidade de conquistar as vendas das marcas americanas desde a década de 1980. Do mesmo modo, Farley associou o impacto crescente dos fabricantes de automóveis chineses à forma como a Hyundai e a Kia melhoraram consideravelmente nas últimas décadas, especialmente em termos de veículos elétricos.

Como é que a Ford está a reagir? No início de fevereiro, Farley anunciou que uma “equipa de trabalho” está a desenvolver uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos acessíveis para combater os chineses, mas também a Tesla. Entretanto, a Ford está prestes a lançar um pequeno crossover Puma totalmente elétrico, mas é pouco provável que seja vendido nos Estados Unidos. O principal mercado para o Puma-E será provavelmente a Europa, onde a empresa adiou recentemente o seu ambicioso objetivo de se tornar exclusivamente elétrica até 2030.

Os veículos elétricos da marca da oval azul têm sido poucos e muito espaçados. Um SUV elétrico de três filas deveria ter sido lançado em 2027 (depois de ter sido adiado em relação à data de lançamento original de 2025), mas acabou por ser cancelado no mês passado. Além disso, a Ford está a reduzir as despesas com veículos elétricos em 10% e a adiar pela segunda vez a próxima geração da pick-up elétrica F-150. Inicialmente prevista para 2025, foi adiada para 2026 e agora para 2027.

Muitos governos já se aperceberam da ameaça chinesa e estão a aplicar tarifas aos veículos elétricos construídos na China para os mercados de exportação. Na semana passada, a administração Biden impôs um imposto rígido de 100% sobre os veículos elétricos chineses. O gabinete do Representante do Comércio dos EUA anunciou que o direito de importação entrará em vigor a 27 de setembro.
Também na próxima semana, espera-se que a União Europeia vote sobre tarifas mais elevadas. De acordo com a Automotive News Europe, a UE quer aplicar à SAIC direitos de 36,3%. A empresa-mãe da Volvo, a Geely, poderá ser atingida com 19,3%, enquanto os automóveis da BYD expedidos para a Europa serão sujeitos a uma tarifa de 17%. No entanto, a Bloomberg refere que estas taxas são suscetíveis de diminuir.

Ricardo Carvalho

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