O camião eActros 600 da Mercedes-Benz conquistou o Troféu Internacional de Camião do Ano 2025. Foi eleito por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados em veículos comerciais em representação das 24 revistas mais prestigiadas deste segmento em toda a Europa.
O prestigiado galardão foi entregue a Karin Rådström, CEO Mercedes-Benz Trucks, durante o dia de imprensa do Salão IAA Transportation, em Hanover, na Alemanha.
Com um total de 88 votos alcançados na votação, o camião de longo curso a bateria (BEV) do construtor alemão acabou por vencer a forte concorrência da gama FH Aero da Volvo Trucks, dotada de grupos motopropulsores elétricos e convencionais, e ainda do camião elétrico Iveco S-eWay.
Com base nas regras do prémio Camião Internacional do Ano (IToY – International Truck of the Year), este galardão é entregue ao camião que foi lançado no mercado nos últimos 12 meses e que mais contribuiu para a eficiência do transporte rodoviário. São tidos em consideração vários aspetos de elevada importância como a inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de condução, economia de combustível, pegada ecológica e ainda o TCO (Total Cost of Ownership).
É a segunda vez que um camião elétrico ganha o prémio International Truck of the Year, que remonta a 1977. Além disso, cinco dos sete veículos na lista de finalistas do ITOY deste ano são modelos elétricos a bateria de emissões zero. Este é mais um sinal de que a transição energética está a ganhar ímpeto entre os fabricantes de camiões e a atrair o interesse dos operadores de transportes europeus.
Os vários jornalistas do júri do IToY que participaram nos mais de 15.000 quilómetros que o eActros 600 percorreu durante o European Testing Tour 2024, organizado pela Mercedes-Benz Trucks, elogiaram a aerodinâmica avançada da nova ProCabin. Com a sua secção dianteira saliente e superfícies suaves e curvílineas, a ProCabin foi concebida para melhorar o fluxo de ar em 9% em comparação com o modelo atual.
Os jornalistas apreciaram o desempenho do grupo motopropulsor, baseado em dois motores elétricos de 400 kW no eixo elétrico e três baterias LFP de 207 kWh cada. Este grupo motopropulsor proporciona uma aceleração suave com três modos de condução diferentes, num ambiente de trabalho (cabina) silencioso e sem vibrações. Como os jurados do Camião Internacional do Ano testemunharam, com mais de 600 kWh de capacidade instalada, uma combinação padrão de trator com semirreboque de 40 toneladas pode atingir uma autonomia de mais de 500 quilómetros sem um carregamento intermédio.
Resumindo a votação do júri, o Presidente do International Truck of the Year (ITOY), Gianenrico Griffini, afirmou: “A Mercedes-Benz Trucks concebeu o eActros 600 como um camião elétrico desde o início. Esta decisão colocou na estrada um BEV de última geração capaz de cumprir uma vasta gama de missões de longo curso.”