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A BYD apresentou uma versão atualizada do Han na China, melhorando as suas bases e acrescentando mais tecnologia, ao mesmo tempo que reduziu ligeiramente o seu preço inicial.

O sedan electrificado existe desde 2020, com um facelift a seguir em 2022, tornando esta a segunda grande atualização. Em termos de estilo, a maior mudança é que o BYD Han DM-i (PHEV) agora parece o mesmo que o equivalente EV, trazendo maior homogeneidade à gama. Enquanto a carroçaria é praticamente a mesma, a marca adicionou uma nova tonalidade Fashion Gray e um pacote Black Sports. Por fim, os mais atentos irão reparar no LiDAR montado no tejadilho, o que indica as funcionalidades ADAS melhoradas do modelo.

No interior, há um novo ecrã tátil de infoentretenimento de 15,6 polegadas com uma resolução superior. Os estofos em couro Nappa são combinados com alumínio real e detalhes em madeira, criando um ambiente premium. O equipamento pode incluir bancos dianteiros com funções de massagem, aquecimento e ventilação de 10 pontos, além de um sistema de som Dynaudio de 775 Watt e 12 altifalantes.
O equipamento de segurança foi aprimorado com o sistema BYD DiPilot 300, utilizando 31 sensores – incluindo o LiDAR – e o chip Nvidia Orin-X para carros definidos por IA. O chassis também foi atualizado com uma nova suspensão de cinco elos na traseira e tecnologia de amortecimento variável para maior conforto.

O sedan de 4.975 mm de comprimento continua disponível com a opção de grupos motopropulsores PHEV e EV. O PHEV beneficia do grupo motopropulsor DM-i melhorado, de quinta geração, que combina um único motor elétrico com um motor a gasolina de 1,5 litros turboalimentado. A potência combinada é de 416 cv (310 kW / 422 PS), permitindo um tempo de 0-100 km/h (0-62 mph) de 6,9 segundos. A bateria tem uma autonomia de 125 km para veículos eléctricos, aumentando a autonomia combinada para 1350 km.
Por outro lado, o EV ganha uma nova bateria BYD Blade de 800V (em vez de 400V), compatível com um carregamento DC mais rápido. De acordo com a BYD, o Han EV pode adicionar 160 km de autonomia em 10 minutos de carregamento. Dependendo da versão, a autonomia CTLC do Han totalmente elétrico é de 506 km, 605 km ou 701 km.

Em termos de grupo motopropulsor, o motor elétrico único gera 225 CV ou 241 CV, enviando sempre potência para as rodas dianteiras. Estranhamente, de acordo com a BYD, independentemente da potência e do conjunto de baterias, todas as versões do Han EV aceleram dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos.

 

 

Ricardo Carvalho

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