fbpx




Na feira internacional da indústria marítima SMM, de 3 a 6 de setembro, a Scania apresenta o novo motor marítimo DI13 de 13 litros para propulsão e uso auxiliar. Este é o motor marítimo mais avançado da Scania, que ultrapassa os elevados padrões de desempenho e fiabilidade.

Com uma eficiência de combustível melhorada, este motor de 13 litros apresenta uma importante redução das emissões de CO2. É a opção mais eficiente entre os motores marítimos da empresa, significando uma melhoria máxima até 8% no consumo de combustível, comparativamente com a geração atual para a mesma potência, que já tem um desempenho elevado. Isto traduz-se numa potencial poupança máxima de 6,7 litros de gasóleo por hora de motor a plena carga.

Este motor aumentou a potência máxima e a capacidade para trabalhos exigentes , mas também está preparado para uma utilização ligeira, média ou híbrida. O novo motor está apto para uma vasta gama de aplicações, e é capaz de suprir motores de maior cilindrada. O motor cumpre as atuais normas de emissões Tier 3 da OMI e é compatível com misturas de biodiesel e combustíveis HVO.

O novo motor de 13 litros é baseado no Scania Super, que recebeu os melhores reconhecimentos de peritos internacionais, incluindo o prémio Camião Verde (“Green Truck”) e Gasóleo do Ano (“Diesel of the Year”) em 2023. Este facto, a par da longa experiência da Scania no setor marítimo e da estreita colaboração com uma ampla gama de clientes, abriu o caminho para um produto dedicado a aplicações marítimas, preparado para os momentos de transição nas fontes de energia. A Scania tem uma vasta gama de soluções, incrementando as suas alternativas elétricas,

O novo motor de propulsão marítima de 13 litros tem uma gama de potências de 257-772 kW (350-1050 CV) e uma gama auxiliar de 301-553 kW: sujeito às classificações de serviço, normas de emissão e velocidade nominal.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade