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A CUPRA continua a expandir a sua gama de modelos com o novo Terramar, preparado para competir no segmento altamente competitivo dos SUV compactos na Europa.

O modelo agressivo será oferecido com uma gama de motores a gasolina, híbridos leves e híbridos plug-in, combinados com uma configuração de chassis desportiva.
O Terramar adopta a mais recente linguagem de estilo do construtor espanhol, seguindo o exemplo dos recentemente renovados Leon e Formentor. A base parece ser partilhada com o VW Tiguan, mecanicamente relacionado, mas a carroçaria esculpida é exclusiva do CUPRA.

Um dos destaques exteriores são os faróis agressivos, que ladeiam um nariz afiado com grandes entradas de ar no para-choques. Os farolins traseiros em LED de largura total estão interligados com um emblema iluminado no meio, enquanto o para-choques traseiro é adornado por um difusor (falso). Dependendo do acabamento, o Terramar assenta em jantes de liga leve de 18, 19 ou 20 polegadas.
O nome do novo modelo presta homenagem ao Autòdrom de Sitges-Terramar, um antigo circuito de corridas na Catalunha.

No interior, o painel de instrumentos tem uma disposição semelhante à do VW Tiguan, com várias caraterísticas específicas do Cupra que lhe conferem um aspeto mais desportivo e premium. As vantagens tecnológicas incluem um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, um sistema de infoentretenimento de 12,9 polegadas com um cursor tátil iluminado, um head-up display e um sistema áudio de 12 altifalantes da Sennheiser. Os bancos de balde de série são estofados em tecido reciclado ou numa combinação de tecido reciclado e pele.

O CUPRA Terramar assenta na arquitetura MQB Evo, partilhando-a com modelos como o VW Tiguan/Passat e o Skoda Kodiaq/Superb. No entanto, a Cupra aperfeiçoou a configuração para uma dinâmica de condução mais desportiva, em linha com o carácter da marca.
A suspensão desportiva de série fica 10 mm (0,4 polegadas) mais baixa em comparação com os modelos mecanicamente relacionados, e tem um camper mais alto na frente. O SUV também possui o sistema Dynamic Chassis Control (DCC), direção progressiva de série, um Brake Booster elétrico e travões Akebono disponíveis.

O híbrido moderado 1.5 eTSI de entrada de gama produz 150 CV, transmitidos às rodas dianteiras através de uma caixa automática DSG de sete velocidades. O TSI de 2,0 litros não electrificado produz 204 CV ou 265 CV, combinado com o sistema 4Drive AWD.
Finalmente, o CUPRA oferece duas unidades híbridas plug-in (eHybrid), com 204 CV e 272 CV, respetivamente. Tal como acontece com os outros PHEV do Grupo VW, oferecem mais de 100 km de autonomia EV, suportando um carregamento DC até 50 kW.

A Cupra orgulha-se de afirmar que o Terramar foi concebido e desenvolvido em Barcelona, Espanha. O SUV será fabricado na fábrica da Audi em Gyor, na Hungria, juntamente com a próxima geração do Audi Q3.
As entregas do CUPRA Terramar estão programadas para começar no início de 2025. Os preços serão anunciados mais perto do lançamento no mercado. A empresa também revelou uma edição especial de lançamento do Cupra Terramar America’s Cup, com caraterísticas de estilo únicas e uma produção limitada de 1.337 unidades.

Ricardo Carvalho

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