fbpx




Parece que as lombas estão a começar a tornar-se um problema sério em França. A grande maioria delas é ilegal porque não respeita as dimensões acordadas.

São demasiado altas e podem causar danos na parte inferior da carroçaria do veículo se a velocidade não for suficientemente reduzida. Além disso, são colocados em estradas que dificultam a circulação de veículos como os autocarros.

Os automobilistas franceses estão todos fartos desta situação, razão pela qual as associações responsáveis pela proteção dos seus direitos começaram a trabalhar em soluções para acabar com este tipo de lombas. Um bom exemplo disso é a associação Ligue de Defense des Conducteurs (LDC), que lançou uma aplicação, denominada Activ’Route, onde os condutores podem denunciar as lombas perigosas – e ilegais.

Através da aplicação, os condutores podem denunciar lombas demasiado altas, com superfície escorregadia ou mal concebidas, uma vez que podem provocar acidentes ou danos no veículo. De acordo com os criadores da aplicação, a comunicação destes obstáculos demora apenas alguns minutos. Uma vez feita a denúncia, a informação é enviada para a LDC, que contactará a administração competente para tomar as medidas necessárias.

Em França, a altura máxima das lombas deve ser de 10 cm, pelo que muitos municípios terão de proceder a uma série de reformas rodoviárias para acabar com estes obstáculos incómodos para os condutores e veículos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade