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Os pneus são a única área de uma caravana que está em contacto com o asfalto. A segurança em aceleração, em travagem e em curva dependem de uma zona relativamente pequena da borracha que se encontra a tocar o alcatrão.

É, por isso, muito importante que estes se mantenham sempre em boas condições e, quando for o momento de os substituir, convém que a troca seja feita por outros de caraterísticas e qualidade idêntica aos originais.

A escolha dos pneus de origem desta ou daquela marca e modelo de caravana é determinada pela decisão conjunta de quem as fabrica e dos construtores de automóveis. São analisados diversos aspetos até se chegar ao pneu adequado. É recomendável que as mudanças de dimensão e de tipo de pneu sejam tomadas de acordo com as recomendações dos fabricantes de pneumáticos e das próprias caravanas, uma vez que podem alterar drasticamente o comportamento do atrelado.

Em alguns países europeus é ilegal utilizar pneus que sejam diferentes dos de origem no tamanho, carga e índice de velocidades.

Nunca se esqueça dos pneus da sua caravana

Conduzir em segurança com uma caravana atrelada ao veículo é uma situação que muitos descuram, principalmente quando a questão são os pneus. Muitas vezes deixamos a caravana parada o ano inteiro e só nos lembramos dela quando vamos de férias. A fobia de ir descansar é tanta que nos esquecemos de verificar o estado dos pneus. Cuide dos pneus e dedique-lhes um pouco da sua atenção. Desta forma vai reforçar a segurança da sua caravana e, consequentemente, do seu veículo.

Verifique a pressão

Quaisquer que sejam os pneus montados no veículo ou na caravana, é essencial para a estabilidade e equilíbrio do conjunto que os pneus estejam com as pressões adequadas ao tipo de carga que transporta. Este é uma regra de ouro do caravanismo. Pneus com pressão a mais ou a menos, não só interferem na dinâmica e no “handling” do conjunto, como podem levar a que aconteça um furo com maior facilidade.

A pressão deve ser verificada e corrigida antes de qualquer viagem, sempre com os pneus frios e nunca durante ou depois de um percurso, momento em que terão a pressão um pouco mais elevada. Nunca reduza a pressão quando os pneus estão quentes, uma vez que podem ficar com pressão baixa quando arrefecerem. Depois de encher os pneus, verifique se a válvula se mantém estanque e se a respetiva tampa fica bem colocada.

A pressão correta para os pneus do seu carro está mencionada no livro de instruções ou até no próprio veículo, normalmente por trás do tampão do combustível ou numa das portas. Na ausência de dicas e recomendações que digam respeito a caravanas, saiba que os pneus do eixo traseiro do veículo devem ser regulados com a pressão máxima anunciada sempre que rebocar uma caravana. Nos casos em que a pressão máxima não é muito diferente da anunciada para as rodas dianteiras, convém subi-la um pouco mais, entre 0,3 e 0,5 bar.

Mais à frente neste artigo, vai encontrar as pressões de pneus corretas para rolar com uma caravana ou atrelado.

Os pneus que não rolem com a pressão certa, têm uma tendência natural para se desgastarem mais rapidamente. Por isso, em viagem, mantê-los na pressão certa vai fazer com que poupe alguns euros, nos pneus e nos consumos.

No caso de utilizar pneus SST ou RFT (Self Supporting Run Flat Tyre ou apenas Run Flat Tyres) na caravana ou atrelado, terá de ter em atenção que as pressões são específicas e diferentes das utilizadas nos pneus “normais”

Monte os pneus certos

É muito importante que o seu veículo ou conjunto de veículos utilize o tipo de pneus adequado ao peso e à velocidade. Convém montar pneus com especificações e caraterísticas idênticas em todos os eixos. Deve montar pneus da mesma largura, altura e índice de velocidade. Não se esqueça que é sempre mais seguro que pneus do mesmo eixo tenham pressões iguais.

As caravanas e atrelados mais antigos estão, normalmente, equipados com pneus de estrutura cruzada com câmara de ar, produto que já é difícil de encontrar nas oficinas de pneus. Assim, quando for necessário substitui-los terá de montar pneus radiais sem câmara de ar. Todavia preste atenção às jantes, uma vez que este tipo de pneu radial pode não encaixar nas jantes utilizadas para os pneus de estrutura cruzada. Assim, antes de comprar pneus “modernos” para a sua caravana, informe-se com o fabricante ou com algum especialista sobre o tipo de jantes a colocar.

Se for fazer uma viagem para o estrangeiro em tempo de chuva e neve, alguns países obrigam à utilização de pneus de inverno ou “All Seasons”. Mesmo que a legislação de um determinado país não obrigue à utilização de pneus de inverno, esteja atento à condições da estrada e opte por um tipo de pneu que se adapte à meteorologia dos vários países que vai atravessar.

Não se esqueça do índice de carga do pneu. É importante utilizar um tipo de pneumático que se adapte da melhor maneira à caravana ou atrelado que está a utilizar. E, uma vez que as caravanas da nova geração são mais pesadas e têm especificações diferentes das antigas, não se esqueça deste detalhe quando comprar os pneus.

Atenção à velocidade

Em Portugal, veículos que circulam com reboque têm limites de velocidade diferente de outros que circulam sem reboque. Em baixo pode recordar as velocidades máximas nos vários tipos de estrada para veículos, ligeiros e pesados, que puxem caravanas, atrelados ou semirreboques

Automóveis ligeiros de passageiros e mistos com reboque – o limite de velocidade para os diferentes tipos de via são os seguintes:
– 50 km/h dentro das localidades
– 100 km/h em auto-estrada
– 80 km/h em vias reservadas a automóveis e motociclos
– 70 km/h nas restantes vias públicas;

Automóveis ligeiros de mercadorias com reboque encontram-se sujeitos aos seguintes limites de velocidade:
– 50 km/h dentro das localidades
– 90 km/h em auto-estrada
– 80 km/h em vias reservadas a automóveis e motociclos
– 70 km/h nas restantes vias públicas;

Automóveis pesados de passageiros com reboque o limite de velocidade é de:
– 50 km/h dentro das localidades
– 90 km/h em auto-estrada
– 90 km/h em vias reservadas a automóveis e motociclos
– 70 km/h nas restantes vias públicas;

Automóveis pesados de mercadorias com reboque o limite de velocidade é de:
– 40 km/h dentro das localidades
– 80 km/h em auto-estrada
– 70 km/h em vias reservadas a automóveis e motociclos
– 70 km/h nas restantes vias públicas.

No caso de sair do país em viagem com a sua caravana, lembre-se que os limites de velocidade são diferentes. Informe-se junto da embaixada de cada país que vai atravessar sobre os limites de velocidade praticados para veículos com caravanas. A internet também pode ser um precioso auxílio.

Ricardo Carvalho

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