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Desde que a Mercedes ressuscitou a marca Maybach pela segunda vez em 2014, temos visto o nome aplicado a sedans de luxo, SUVs e EVs. Mas esta semana faz a sua estreia um descapotável de produção, o Mercedes-Maybach SL680 Monogram.

Embora não seja nem de longe tão imponente quanto o conceito Vision Mercedes-Maybach 6 Cabriolet 2017 que o previu, e muito obviamente um SL feito de novo, o 680 não é pequeno no impacto visual. O logótipo Maybach está espalhado por todo o lado, incluindo na entrada de ar frontal e no tejadilho, da mesma forma que as marcas de luxo não-automotivas, como a Louis Vuitton, aplicam os seus nomes a malas de marca. E os clientes podem ainda ir mais longe, espalhando símbolos Maybach por todo o capot, que é dividido por uma barbatana cromada.

Essa barbatana de estilo retro não é a única peça de trabalho brilhante que foi concebida para telegrafar a mensagem de luxo do SL680. A moldura do para-brisas, a entrada de ar inferior no para-choques dianteiro, a grelha Maybach feita à medida (iluminada, claro) e a estrela Mercedes montada no nariz, tudo isto contraria a moda dos acabamentos com código de cores e escurecimento.
O interior adopta uma abordagem semelhante para ajudar a diferenciar o 680 de outros SLs. Embora a arquitetura básica do painel de instrumentos e o ecrã tátil com retrato sejam os mesmos, o ecrã multimédia e o painel de instrumentos digital recebem animações e gráficos de arranque específicos do Maybach e o volante, os bancos, a parte inferior do painel de instrumentos e os painéis das portas são revestidos em pele napa branca cristalina.

Apesar de o “680” no nome do Maybach SL suscitar a esperança de que a Mercedes tenha, de alguma forma, “enfiado” o V12 bi-turbo de 6,0 litros do sedan S680 debaixo do capô, lamentamos informar que existe apenas um V8. E nem sequer é o V8 PHEV de 816 CV do SL63 S E Performance, apenas o motor normal de 4,0 litros do SL63.

Ainda assim, os seus 585 CV provavelmente não ficam muito aquém dos 611 CV do V12, se considerarmos que deve pesar menos, embora o V12 supere o V8 com 900 Nm contra os 800 Nm do 63. A potência é enviada para as quatro rodas através da habitual caixa automática 9G-Tronic da Mercedes.
Para ajudar a tornar o V8 tão refinado como um V12, os engenheiros da Maybach efectuaram algumas alterações importantes, incluindo a instalação de apoios de motor mais macios, a recalibração das caraterísticas do pedal do acelerador e a adição de um sistema de escape “optimizado em termos de ruído”. A otimização, neste caso, é exatamente o oposto do que nós, entusiastas de automóveis, esperamos que o termo signifique quando se fala de V8s e escapes.

O SL680 também possui isolamento acústico adicional em comparação com o SL63 e uma suspensão mais suave. Assim, em resumo, vai ser mais suave e menos excitante de conduzir do que os outros SLs, mas os ajustes devem realmente aumentar a sensação de luxo. E, além disso, a gama da AMGdá-lhe cobertura se quiser um SL que privilegie o desempenho e a agilidade.

Mas há uma caraterística do SL680 que o torna mais desportivo do que qualquer outro SL à venda: só tem dois lugares. A Mercedes voltou à configuração 2+2 para o último SL, uma configuração que não era oferecida desde o final da década de 1980, mas o 680 troca as minúsculas cadeiras traseiras por uma cobertura aerodinâmica que estende o convés traseiro até aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros. No entanto, este não é o primeiro Maybach de dois lugares de sempre.

Ricardo Carvalho

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