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O Lamborghini Huracán e o seu motor V10 naturalmente aspirado estão a sair do mercado para dar lugar ao motor V8 twin-turbo que, surpreendentemente, atinge as 10.000 rpm no novo Lamborghini Temerario.

Só este motor de 4 litros desenvolve 800 CV, mas é ladeado por três unidades elétricas (duas à frente e a terceira entre o bloco do motor e a caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades), já que o Temerário é um híbrido plug-in. A potência total é de 920 CV e a tração integral.
O chassis do novo supercarro italiano foi desenvolvido inteiramente em alumínio e, no lançamento, há também um acabamento mais leve e aerodinâmico do Temerario Alleggerita.

O novo Lamborghini Temerario apresenta-se com uma dianteira particularmente baixa e o chefe de design Mitja Borkert remete para o “focinho” de um tubarão para descrever a parte central pontiaguda.
A sensação de proximidade ao solo é também acentuada pela colocação das luzes diurnas LED em forma de hexágono por baixo das finas fendas horizontais que alojam os faróis principais LED com tecnologia matrix.

No interior dos elementos luminosos hexagonais encontram-se entradas de ar que, juntamente com as outras aberturas nesta área, orientam o fluxo para reduzir a resistência aerodinâmica e aumentar a dissipação de calor da mecânica e dos travões.
Os flancos não perderam o perfil arqueado que se espera de um Lamborghini, começando pelo para-brisas muito longo e inclinado e terminando na cauda. As superfícies foram deixadas bastante livres de arestas e nervuras, com duas linhas principais contínuas que ligam a frente e a traseira, convergindo para o centro quando o automóvel é visto de trás.

A carenagem da cauda é “vazada” para expor elementos mecânicos como os pneus e os radiadores, imitando um pouco uma mota. Vistos de trás, os lados do Temerário dão um grande apoio visual à carroçaria, entre outras coisas porque os faróis hexagonais estão separados e não unidos por uma faixa luminosa, como se tornou moda ultimamente. O tubo de escape central também é hexagonal. O motor é coberto por uma grelha perfurada que o expõe parcialmente e dissipa o calor do compartimento do motor.

É alimentado por um novo motor 4.0 V8 twin-turbo, concebido e desenvolvido de raiz em Sant’Agata Bolognese. É o primeiro na categoria dos supercarros de produção capaz de atingir as 10.000 rpm. Juntamente com as três unidades, permite fazer 0-60 em 2,7 segundos e 0-200 em 7,3 segundos, para além de atingir 340 km/h.
Este motor desenvolve 800 CV (potência específica de 200 cv/litro) entre as 9.000 e as 9.750 rpm, com um limitador às 10.000 rpm, e debita 730 Nm de binário constante entre as 4.000 e as 7.000 rpm.

Os três motores elétricos arrefecidos a óleo de 150 CV (110 kW) que suportam o motor a gasolina foram integrados para tornar todo o grupo propulsor tão compacto quanto possível. Como mencionado no início, o bloco traseiro situa-se entre o V8 twin-turbo e a caixa de velocidades e é utilizado para arrancar o motor de combustão, complementar o binário do motor de combustão a baixas rotações, compensar o atraso do turbo e proporcionar um débito linear e contínuo, além de atuar como gerador de energia elétrica.

Os outros dois motores elétricos estão instalados no eixo dianteiro, um por roda, para proporcionar tração integral quando necessário, ou tração eléctrica apenas quando o modo de condução específico é selecionado.

Ricardo Carvalho

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