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O construtor automóvel alemão é o primeiro a obter autorização para testar a condução autónoma de nível 4 em condições reais em Pequim. Este é um fator crucial na corrida tecnológica que se desenrola no mercado chinês.

Agora que a mobilidade elétrica está bem implantada no seu mercado, a China está a tornar-se o palco de uma corrida à condução autónoma entre os seus construtores nacionais e os seus concorrentes internacionais. O objetivo?

Ser o primeiro a oferecer um automóvel capaz de se conduzir sozinho no tráfego urbano e em autoestrada sem intervenção do condutor, sendo também capaz de se estacionar sozinho. Neste contexto, a Mercedes-Benz é a primeira marca automóvel internacional autorizada a testar a condução autónoma avançada em Pequim.

A autorização obtida pela Mercedes permitirá avaliar e desenvolver as capacidades de condução autónoma de nível 4 nas auto-estradas e vias urbanas de Pequim sob determinadas condições, mas nunca sem condutor, uma vez que a intervenção humana deve ser sempre possível.

Em última análise, a condução autónoma de nível 4 deverá permitir a condução em autoestrada – com mudança de faixa, ultrapassagem, saída da autoestrada, etc. – sem intervenção do condutor. – mas também a condução em cidade e as manobras de estacionamento. Atualmente, a legislação chinesa apenas autoriza a condução autónoma de nível 2.

Isto significa que um automóvel pode efetuar manobras de direção, aceleração e mudança de faixa, mas apenas com um humano no lugar do condutor, que deve manter sempre as mãos no volante.

 

Ricardo Carvalho

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