fbpx




O novo Opel Movano quer estabelecer-se como referência entre os veículos comerciais ligeiros no setor das frotas. Isto inclui, não só, as inúmeras opções de configuração, um volume de carga de até 17 m3, uma carga útil de até 2 toneladas e novos sistemas de assistência líderes na sua classe que permitem, pela primeira vez, uma condução com assistência de nível 2.

A transmissão automática recentemente desenvolvida para as variantes Movano com motor a gasóleo é também um dos destaques técnicos da mais recente geração Movano. Isto significa que o maior membro da família de veículos comerciais ligeiros da Opel oferece um desempenho potente e altamente eficiente em todas as variantes – como o Movano Electric isento de emissões locais, bem como com um motor Diesel eficiente em termos de consumo de combustível.

A caixa automática de oito velocidades está disponível no novo Movano em combinação com o motor Diesel sobrealimentado de 2,2 litros com 103 kW (140 CV) ou 132 kW (180 CV). Graças à nova transmissão automática, o Movano consegue atingir um eficiente consumo de combustível de apenas 8,2 lt/100 km.

São várias as razões que explicam a elevada eficiência e as resultantes poupanças significativas no consumo de combustível e nas emissões de CO2. A nova caixa automática de oito velocidades foi especialmente concebida para um binário elevado: até 450 Nm no motor de 132 kW (180 CV). Graças ao controlo hidráulico, é possível encurtar os tempos de mudança de velocidade, o que tem um efeito positivo tanto na eficiência energética como no conforto de condução. Além disso, foram introduzidas melhorias na carroçaria do Movano, tornando o veículo mais aerodinâmico. Todas estas medidas contribuíram para fazer do novo Movano um líder do segmento em termos de eficiência de combustível e emissões de CO2, mesmo com motores a gasóleo.

A Opel oferece aos clientes comerciais uma unidade de propulsão para cada perfil de utilizador – desde o eficiente motor Diesel sobrealimentado – com transmissão automática de oito velocidades (disponível em várias configurações de veículo e estilos de carroçaria) – até ao potente Movano Electric. A mais recente geração do furgão elétrico a bateria é a primeira com um motor elétrico de 200 kW (272 CV) e 410 Nm de binário. Graças à nova bateria de 110 kWh, o novo Movano Electric pode agora percorrer até 420 quilómetros, de acordo com o WLTP, sem parar para carregar, tornando-o um verdadeiro “cavalo de carga”, mesmo em viagens mais longas. É também o primeiro Opel a ter a opção de carregamento com corrente contínua DC até 150 kW. Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas 55 minutos para carregar até 80% da capacidade da bateria.

O veículo comercial ligeiro de grandes dimensões da Opel também estará disponível como Movano HYdrogen para aqueles que necessitam de percorrer longas distâncias sem emissões e precisam de reabastecer rapidamente. O veículo a célula de combustível de hidrogénio terá uma autonomia de cerca de 500 quilómetros (WLTP) e pode ser abastecido com hidrogénio em aproximadamente cinco minutos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade