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A Honda vai fazer uma aparição surpreendente na Monterey Car Week deste ano, trazendo o protótipo de motor central desenhado por Pininfarina em 1984 que inspirou o NSX original.

O Honda HP-X (Honda Pininfarina eXperimental) foi mostrado no Salão Automóvel de Turim de 1984, revelando as intenções do fabricante de produzir um carro desportivo com motor central. 40 anos depois, o conceito foi restaurado pela Pininfarina para brilhar no Pebble Beach Concours d’Elegance.
O HP-X estava muito à frente do seu tempo. O exterior tem uma forma de cunha caraterística, com vincos profundos na carroçaria e uma capota de Perspex amovível de peça única inspirada nos caças a jato.

Para além de ter um aspeto elegante, a extensão transparente do spoiler servia também como “travão de ar controlado pelo condutor”. Além disso, o conceito apresenta uma aerodinâmica de “efeito solo” e medidas de redução de peso como painéis alveolares, fibra de carbono e Kevlar. O HP-X é mais compacto do que o NSX de primeira geração, medindo 4.160 mm (163,8 polegadas) de comprimento, 1.780 mm (70,1 polegadas) de largura e 1.110 mm (43,7 polegadas) de altura.

Um olhar sobre o habitáculo futurista de dois lugares prova que resistiu ao teste do tempo. À semelhança dos cockpit digitais de hoje, o HP-X tinha dois ecrãs – um que servia de painel analógico e outro maior montado na consola central. Estes integram o “Electronic Drive Support System” da Honda, que soa como um antecessor dos modernos sistemas de navegação, telemetria e assistência ao condutor. O comunicado de imprensa original sugere que o ecrã poderá apresentar a posição do veículo no mapa, com um sonar especial que detecta bloqueios de estrada para facilitar as manobras de estacionamento.

O HP-X pode ser um protótipo estático, mas foi concebido com um grupo motopropulsor V6 de 2,0 litros e 24 válvulas de aspiração natural montado a meio, proveniente do programa de Fórmula 2 da Honda nos anos 80. A Honda não entrou em pormenores, mas de acordo com a Wikipedia, estima-se que os carros de corrida de F2 da época produziam mais de 314 CV.

Ricardo Carvalho

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