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Apesar da queda contínua do mercado de elétricos, os novos Audi A6 e-tron Sportback e Avant são um marco importante para a marca alemã, que está entusiasmada por oferecer novos modelos após anos de estagnação em termos de estreias.

O “irmão” do Q6 e-tron também utiliza a plataforma PPE (Premium Platform Electric), que também serviu de base para o novo Porsche Macan. No entanto, os novos A5 e A5 Avant a combustão terão, atrevemo-nos a dizer, mais interesse comercial.

A acreditar nos responsáveis, o design foi mantido muito próximo do do concept car. O Sportback e a Avant têm 4,93 metros de comprimento, ou seja, quase o mesmo comprimento que o atual A6 a combustão (que se tornará A7 no próximo ano). A largura é de 1,92 metros e a distância entre eixos de 2.946 milímetros. A carrinha é 40 milímetros mais alta do que o Sportback.

Os designers estão particularmente orgulhosos do coeficiente de resistência aerodinâmica do novo automóvel. O Sportback tem um coeficiente de 0,21, que é o melhor valor da sua classe e para um Audi. A Avant, por outro lado, atinge uns extraordinários 0,24. As jantes aerodinamicamente optimizadas estão disponíveis a partir de 19 polegadas (de série), 20 polegadas (de série nos modelos S6 e-tron) e até 21 polegadas.
Já foram vistas no novo A5 e serão certamente objeto de debate. Estamos a falar dos puxadores das portas planos com uma pega em baixo, tal como nos BMW. Por outro lado, gostamos do facto de existirem tomadas de carregamento em ambos os lados do carro.
Tal como no primeiro e-tron, os controversos espelhos retrovisores exteriores digitais estão disponíveis como opção, mas agora numa segunda geração: podem ser rebatidos e os ecrãs foram posicionados mais acima no interior, para facilitar a sua visualização.
Em termos de iluminação, o A6 e-tron apresenta, pela primeira vez, anéis iluminados na traseira, luzes diurnas digitais com tecnologia LED e luzes traseiras digitais OLED de segunda geração na traseira. Estas últimas criam também uma assinatura luminosa dinâmica (que muda de aspeto) durante a condução.

Quem se lembra do habitáculo do novo Q6 e-tron, também sabe como é o do A6 e-tron Sportback e do A6 e-tron Avant. Este facto tem vantagens e desvantagens.
Um aspeto positivo é, sem dúvida, o novo ecrã panorâmico inclinável de 11,9 polegadas do Virtual Cockpit e o monitor de infoentretenimento de 14,5 polegadas. Há também um novo ecrã de 10,9 polegadas para os passageiros e um head-up display de realidade aumentada de segunda geração, que é 30 por cento maior do que no Q4 e-tron, por exemplo. O sistema operativo é o Android Automotive OS da Google.

No entanto, para além das superfícies algo simples, o interior do A6 e-tron causa uma impressão muito razoável. O espaço na traseira é gigantesco, com a capacidade da bagageira a variar entre 502 e 1330 litros no Sportback e mais 90 litros na Avant. A Audi estima a capacidade de reboque em 2,1 toneladas.

Outros destaques incluem um controlo por voz melhorado, que também pode utilizar o ChatGPT, e um novo teto panorâmico em vidro com transparência variável. Há também um sistema de som Bang & Olufsen com altifalantes nos encostos de cabeça que permitem um som surround personalizado, bem como navegação pessoal e avisos de telefonia.

Inicialmente, haverá dois grupos motopropulsores. O A6 e-tron será alimentado por um motor síncrono de ímanes permanentes com 367 CV de potência no eixo traseiro. Graças a este sistema, as versões com tração traseira aceleram dos 0 aos 100 em 5,4 segundos e atingem uma velocidade máxima de 210 km/h.
No caso do S6 e-tron, também disponível como Sportback e Avant, é adicionado um motor assíncrono à frente para 503 CV, que são 551 CV com o Launch Control. 0-100 km/h em 3,9 segundos, com uma velocidade máxima de 240 km/h.

A bateria de iões de lítio oferece uma capacidade líquida de 94,9 kWh. A Audi fala de uma autonomia de mais de 750 quilómetros para o A6 e-tron Sportback e de mais de 720 quilómetros para a Avant. O S6 deverá chegar aos 670 quilómetros.
A capacidade máxima de carregamento é de 270 kW, com a qual a marca alemã promete uma autonomia de 10 a 80 por cento em 21 minutos, na melhor das hipóteses. Também é possível atingir 310 quilómetros em apenas dez minutos.
Uma versão de entrada de gama, com menos potência e uma bateria mais pequena de 83 kWh, e uma variante de tração integral quattro chegarão em 2025. O RS 6 e-tron também foi anunciado.

 

Ricardo Carvalho

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