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A Xiaomi está a desenvolver um segundo modelo para a sua gama depois do bem-sucedido SU7, um SUV que terá como referência o Porsche Cayenne e o Ferrari Purosangue. O seu lançamento está previsto para o próximo ano e será proposto com motorizações totalmente elétricas.

O sucesso do gigante chinês da tecnologia com o Xiaomi SU7, o primeiro carro de produção, em tão pouco tempo teria encorajado a empresa a lançar o desenvolvimento de um segundo modelo. Desta vez, a Xiaomi parece estar a apostar tudo no segmento mais procurado do mercado, o dos SUV, com um modelo que chegará em 2025.

Com o nome de código MX11, o projeto de desenvolvimento do SUV da Xiaomi já está em curso e será um veículo que estará disponível tanto com sistemas de propulsão puramente elétricos como com sistemas de alcance alargado. O modelo já foi visto em mais de uma ocasião na sua fase de testes e, de momento, isto é tudo o que sabemos sobre este novo SUV chinês.

Do que conseguimos depreender das fotos espias do novo modelo, que se especula irá chamar-se Xiaomi SU8, é que será muito semelhante ao SU7 em termos estéticos, com óticas partilhadas, um para-choques dianteiro muito semelhante e uma traseira inspirada no sedan elétrico.
No entanto, o mais interessante que conseguimos descobrir a partir das fotos espias deste novo carro elétrico chinês é que os designers da Xiaomi parecem ter-se inspirado no Ferrari Purosangue para criar as suas formas e volumes.


Em termos de dimensões, a Xiaomi está a tentar criar um produto que atinja um equilíbrio entre o sedan e o SUV, um veículo com características semelhantes às do Kia EV6 ou do Hyundai Ioniq 5, por exemplo. Será, no entanto, mais alto e terá uma maior distância ao solo do que o SU7, uma decisão com a qual o fabricante chinês irá convencer os amantes de SUV.

De momento, não há imagens confirmadas ou detalhes oficiais do interior, mas dada a natureza tecnológica da Xiaomi, não ficaremos surpreendidos se encontrarmos um grande sistema central de infotainment com ecrã tátil com todo o tipo de funcionalidades e gadgets. Esperamos também um habitáculo e uma bagageira com mais espaço e espaço de carga, respetivamente.

Finalmente, a linha de propulsão do Xiaomi MX11 incluirá uma e duas configurações de motor elétrico, com potências que variam de 220 kW (299 CV) a 495 kW (673 CV). Espera-se que a estas configurações se junte uma versão com um pequeno motor de combustão que funcionará como um gerador para recarregar a bateria em movimento.
Haverá também baterias desenvolvidas pela BYD e pela CATL, como no SU7, e autonomias superiores a 750 quilómetros nas versões mais eficientes.

Ricardo Carvalho

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