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Os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris estão na boca de toda a gente. Razão suficiente para olharmos para um automóvel cujo nome deriva do evento desportivo: o Opel Olympia.

Este modelo lançou as bases do renascimento da marca alemã após a Segunda Guerra Mundial. Entre 1967 e 1970, o nome foi gravado num elegante Opel Kadett.

O primeiro Opel Olympia

Em 1935, o Opel Olympia foi o primeiro veículo alemão de produção em série com uma carroçaria autoportante totalmente em aço e, graças ao seu baixo peso, conseguiu um melhor desempenho de condução e um baixo consumo de combustível. Ao mesmo tempo, o design moderno da carroçaria de segurança abriu caminho para a produção em série. Como sucessor do Opel 1.3 litros, que permaneceu na gama Opel até outubro de 1935, recebeu o nome dos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim e Garmisch-Partenkirchen.

O Olympia foi apresentado em fevereiro de 1935 no 25º Salão Internacional do Automóvel e da Motocicleta (IAMA, antecessor do IAA) em Berlim e estava disponível no mesmo ano a um preço de 2.500 Reichsmark.

Graças à sua carroçaria autoportante totalmente em aço, o automóvel era 14% mais leve do que o Opel de 1,3 litros construído convencionalmente com um chassis separado: 835 kg em vez de 970 kg. A conceção autoportante permitiu um novo método de produção que ainda hoje é utilizado: a carroçaria e os conjuntos (motor, transmissão, eixos) são “casados” na linha de montagem com a ajuda de mesas elevatórias hidráulicas. Em 1936, a marca explora a maior fábrica de prensagem de carroçarias da Europa com a Blitz em Rüsselsheim.

O Olympia estava disponível como berlina descapotável ou berlina de duas portas. Estava também disponível com dois motores diferentes de quatro cilindros em linha, arrefecidos a água. Até 1937 com o motor de 1,3 litros com válvulas laterais do modelo anterior da Opel com 24 cv, mais tarde 29,5 cv a 3.600 rpm; a partir do final de 1937 com um motor de 1,5 litros recentemente desenvolvido com controlo de válvulas OHV (“overhead valve”), cambota de quatro rolamentos e 37 cv de potência. Até 1964, este design (com exceção do Kadett A de quatro cilindros) foi a base de todos os motores Opel de quatro e seis cilindros.

Em outubro de 1940, quando o governo do Reich ordenou à Opel que cessasse a produção de veículos civis, tinham sido construídos 168 875 Olympias. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi retomada a produção de um modelo revisto.

No final do outono de 1947, o Opel Olympia, o primeiro automóvel de produção em série após a reconstrução da fábrica de Rüsselsheim, saiu da linha de produção. O Olympia 47 distinguia-se do seu antecessor sobretudo por um eixo dianteiro melhorado com braços duplos e uma distância entre eixos ligeiramente mais curta.

O eixo e a direção do modelo de duas portas provinham agora do Opel Kapitän. Um conceito que acelerou a produção automóvel em Rüsselsheim. Pouco menos de um ano depois, o Opel Kapitän maior, de quatro portas, entrou em produção em série. E a 8 de junho de 1949, a direção da Opel anunciou a conclusão do 100.000º Olympia de 1,5 litros.

Olympia Rekord a partir de 1953

O primeiro Opel completamente redesenhado após a guerra chamava-se Olympia Rekord. Com a sua carroçaria em forma de pontão e boca de tubarão cromada, o recém-chegado anunciava uma nova era em 1953. O design citava o estilo das grandes limusinas americanas, coincidindo com o milagre económico emergente.
Pela primeira vez, uma versão station wagon com o nome Caravan foi entregue à saída da fábrica juntamente com a carrinha fechada. “Um veículo ideal que combina harmoniosamente beleza e funcionalidade: durante a semana para as entregas aos clientes e aos fins-de-semana para relaxar”, dizia o anúncio da Opel da época.

Olympia como o nobre Kadett

A Opel utilizou o nome Olympia como complemento do Rekord até 1962. Depois houve uma pausa. Após alguns anos, tornou-se claro que o fosso entre o Kadett e o Rekord estava a aumentar. Sem mais demoras, o Kadett C, que ainda estava em fase de desenvolvimento, tornou-se no Ascona. Mas, antes de ser lançado em 1970, um Kadett B melhorado deveria colmatar a lacuna.

Dentro da gama Opel, o Olympia A foi lançado em agosto de 1967 como uma adição luxuosa para a classe média baixa. O automóvel apresentava uma grelha de canto cromada com acabamentos adicionais e um interior mais elaborado, sem a chapa metálica nua dos modelos Kadett simples.
O Olympia A, com 4,18 metros de comprimento, estava disponível em três novas variantes de carroçaria. As berlinas de duas e quatro portas dispunham de uma porta traseira, embora esta não tivesse qualquer utilidade prática, uma vez que a bagageira continuava a ser pequena. O espaço da bagageira foi reduzido de 337 para 315 litros.

Os progressos técnicos que acompanharam o Olympia A (coluna de direção de segurança, eixo traseiro com molas helicoidais) foram também adotados diretamente para o Kadett B. A produção do Olympia A termina em julho de 1970. Com 80 697 unidades construídas, o modelo não foi um sucesso de vendas particular, pois diferia muito pouco do Opel Kadett B mais barato, mas custava mais de 700 marcos em alguns casos.

Ricardo Carvalho

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