São 14 o número de marcas de automóveis que a Stellantis gere sob o mesmo teto. Para o caso do leitor não se lembrar de todas, aqui estão elas, sem nenhuma ordem em particular: Citroën, Fiat, Opel, Vauxhall, Peugeot, Abarth, Ram, Dodge, Chrysler, Jeep, Lancia, DS Automobiles, Alfa Romeo e Maserati. O gigante automóvel nasceu no início de 2021, quando o Grupo PSA se fundiu com a Fiat Chrysler Automobiles.
De acordo com o CEO da Stellantis , a enorme gama de produtos poderá ser simplificada num determinado momento ,no futuro. A Reuters cita Carlos Tavares dizendo que as marcas não rentáveis serão descontinuadas: “Se não derem lucro, encerramo-las. Não nos podemos dar ao luxo de ter marcas que não dão lucro”. É tão simples quanto isso.
O responsável máximo do grupo não mencionou nenhuma marca que esteja em risco de ser eliminada, mas algumas correm maior risco do que outras. Especialistas do setor disseram à Reuters que a Stellantis poderia tentar vender a Maserati e acabar com a Lancia ou a DS. No entanto, nesta altura, tudo não passa de especulação. O que sabemos é que existem várias marcas sob o guarda-chuva da empresa que são demasiado grandes para falir: Fiat, Opel/Vauxhall, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram.
As restantes marcas são mais vulneráveis, embora não queiramos viver num mundo sem a Alfa Romeo. O tempo dirá se a Stellantis manterá a Dodge e a Chrysler no seu vasto portefólio. Esta última está atualmente reduzida a um único modelo, o velho monovolume Pacifica, após o recente desaparecimento do 300C.
Podemos lembrar-nos do que o mesmo Tavares disse há apenas três anos. Meses após a conclusão da fusão com a Stellantis, a direção da empresa prometeu investir nas 14 marcas durante 10 anos. Pois bem, só passaram três anos e já há sinais preocupantes de que algumas marcas poderão ser extintas.
A Stellantis é o quarto maior fabricante de automóveis do mundo, mas gerir tantas marcas de automóveis está a revelar-se difícil numa indústria cada vez mais competitiva. As ações caíram 22% este ano, após resultados financeiros mais fracos do que o previsto no primeiro semestre de 2024. O lucro operacional ajustado caiu 40%, principalmente devido ao mercado norte-americano. As receitas líquidas registaram uma descida de 14%, enquanto o lucro líquido diminuiu 48%.
A Stellantis sofreu uma queda de 6% nas vendas na região da Europa e na América do Sul. No Médio Oriente e em África, as entregas aumentaram três por cento, principalmente graças às vendas da Fiat .